28/03/2014

Sindijor defende aumento real na primeira mesa de negociação

Diretores sindicais na primeira mesa de negociação da Campanha Salarial 2014 (Regis L. Cardoso).

Começou a luta por melhores salários e condições de trabalho para os profissionais do jornalismo no Paraná.O encontro entre os sindicatos do trabalhadores e patronal foi nesta manhã (28), na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná

A Campanha Salarial 2014 dos jornalistas paranaenses tem a data-base para o dia 1º de maio. Hoje (28), pela manhã, na sede do Sindijor, foi realizada a primeira mesa de negociação entre trabalhadores e empresários. Para a direção do Sindicato as questões econômicas continuam centrais. “A realidade tem nos mostrado que hoje o mercado da comunicação tem desconsiderado o profissional mais experiente, na empregabilidade e na remuneração compatível à trajetória dele. Por isso o Sindijor defende e apresenta novamente como eixo centro das negociações a recomposição salarial, e questões como aumento real e um plano de cargos e salários”, explicou Cristiane Lebelem, diretora sindical, que participou da mesa de negociação. A próxima rodada de ficou marcada para o dia 14 de abril, às 14 horas, na sede do Sindijor.

Aumento Real

Hoje o piso do jornalista está em R$ 2.605,20. As últimas estatísticas divulgadas pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) apontam que o valor do SALÁRIO MÍNIMO necessário é de R$ 2.778,63 (acima do piso da categoria). Na mesa de negociação, a direção do Sindijor defendeu um aumento de 12,54% no salário do jornalista, com um aumento real de 8%, mais o acréscimo da inflação no período de outubro de 2013 a abril de 2014, com base nos números do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Estágio: este tema é recorrente nas mesas de negociação entre jornalistas e patrões. Normalmente as empresas preferem não discutir cláusulas de estágio justamente porque na prática eles usam futuros jornalismo como instrumento para “baratear” a mão de obra nos locais de trabalho. Mais uma vez o Sindijor levará a questão do estágio aos empresários com a intenção de que as empresas se comprometam a regularizar e respeitar critérios ideias na contratação do futuro profissional.

“As empresas de comunicação do Paraná somente aceitarão estágio em jornalismo para estudantes que portem o parecer favorável do SindijorPR para a realização do mesmo, sendo obrigatório a apresentação deste documento para a contratação” – Cláusula 48º da pauta de reivindicações do Sindijor, relativa ao estágio.

Segue os principais problemas da profissão apontados pelos jornalistas paranaenses:

- O salário não é suficiente para atender as necessidades dos jornalistas – 14%

- Ausência de plano de cargos e salários – 9%

- Acúmulo de funções e sobrecarga de trabalho (multitarefa ou realização de várias atividades antes realizadas por outros profissionais) – 9%

- Não pagamento de horas extras – 7%

- Não fornecimento de vale alimentação – 6%

- Ausência de programas de qualificação e de incentivo aos estudos – 6%

- Demissões de profissionais com maiores salários para contratar novos jornalistas, com salários inferiores – 6%

- Distorção salarial na mesma função (falta de equiparação salarial) – 5%

- Falta de plano de saúde – 5%

- Contratação irregular, principalmente de repórteres fotográficos, cinematográficos, paginadores e diagramadores – 5%

- Uso de estagiários em vaga que deveria ser preenchida por profissional contratado – 5%

- Descumprimento, por parte das empresas, do acordo coletivo e da legislação trabalhista – 4%

- Assédio moral – 4%

- Pressão por quantidade de trabalho, em detrimento da qualidade – 4%

- Não pagamento de direitos autorais quando o conteúdo produzido pelo jornalista é usado por outro veículo – 3%

- Não pagamento de adicional de risco no exercício da profissão – 3%

- Não fornecimento de vale transporte – 2%

- Exclusão do sindicato nas decisões de interesse direto dos jornalistas dentro das empresas – 2%

Data-base: a mudança na data de negociação do Sindijor tem o objetivo de aproxima o Paraná das campanhas desenvolvidas pelos jornalistas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Além disso, a maior parte das categorias de trabalhadores negocia no primeiro semestre. Para criar uma pauta de reivindicação que se aproxime da realidade do trabalhador, o Sindijor fez um questionário, em que as respostas foram enviadas a entidade no fim de janeiro. Após a pesquisa, os pontos listados pelos trabalhadores foram discutidos em assembleia geral juntamente com o Sindicato dos Jornalistas do Norte do Paraná.

*Foto: Participaram da primeira mesa de negociação por parte do Sindijor os diretores Cristiane Lebelem e Pedro Serápio; Sidnei Machado – assessor jurídico; Sandro Silva do Dieese e Ayoub Hanna Ayoub – presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná. Por dos empresários, a assessoria jurídica e membros do Sindicato Patronal, representante do GRPCom, SERT - Sindicato das emissoras de Rádio e Televisão do Paraná e Rede Massa.

Autor:Regis Luís Cardoso Fonte:Sindijor