14/05/2014

Acontece hoje na sede do Sindijor coletiva de imprensa sobre o Plebiscito Constituinte a partir das 14h30, na sede da entidade (Rua José Loureiro, 211). O movimento sindical dos jornalistas está engajado na campanha do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político. Não só o Sindijor, também a FENAJ e outros sindicatos filiados, participam em diversas regiões de comitês Estaduais e Municipais do movimento. “O Sindicato abre espaço para essa coletiva de imprensa porque mais de cem entidades em todo o país querem discutir a mudança no sistema político. E o ponto de partida para isso em 2014 será o Plebiscito Popular. A reforma política é um tema que está no dia a dia dos jornalistas. Então, vale a pena conferir”, afirma Pedro Carrano, Diretor de Formação do Sindijor.

Um Plebiscito é uma consulta na qual as pessoas votam com o objetivo de aprovar ou não uma determinada questão. Pela legislação brasileira somente o Congresso Nacional pode convocar um Plebiscito. Apesar disso, desde o ano 2000, movimentos sociais começaram a organizar plebiscitos para dialogar com a sociedade, coletar votos e pressionar as autoridades em favor de mudanças que correspondam às aspirações populares.

Autor:Regis Luís Cardoso Fonte:SindijorPR