06/08/2014

Curitiba e Londrina: Jornalistas mobilizados no dia 12 de agosto

Na próximaterça-feira (12), o #jornalistasmobilizados estará na Boca Maldita, das 11 horas até 13 horas, em Curitiba. No mesmo horário acontece manifestação em Londrina, no Calçadão. Participe desta luta por valorização da profissional!

Em Curitiba é na Boca Maldita. Em Londrina no Calçadão. Os tradicionais pontos de encontro dos movimentos sociais em Curitiba e Londrina, no próximo dia 12 de agosto, recebem os trabalhadores jornalistas (veja evento de Curitiba aqui). O objetivo do ato é explicar à sociedade a dificuldade que os trabalhadores estão tendo para fechar a Convenção Coletiva de Trabalho 2014. Os jornalistas querem aumento real e cláusulas sociais que atendam a demanda diária da profissão.

Nas assembleias em Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel e Foz do Iguaçu, os #jornalistasmobilizados disseram um NÃO a contraproposta patronal de assinatura da CCT 2014 apenas com reposição da inflação. A luta é por valorização: aumento real, regulamentação do estágio na profissão, plano de cargos, segurança no trabalho e punição ao assédio moral.

Negociação Coletiva

A assinatura da CCT dos jornalistas está complicada. Os meios de comunicação do Paraná inicialmente vieram com proposta de redução do piso. Após manifestações da categoria, os empresários tiraram o “bode da sala". A outra investida patronal foi assinar a convenção apenas com o reajuste da inflação. Ambas as propostas foram rechaçadas pela categoria.

O Sindijor e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná encaminharam documento (04/08) aos representantes das empresas de comunicação, além de sugerir uma nova mesa de negociação para o dia 11 de agosto. Mais informações aqui. Leia o que foi publicado pelo Sindijor sobre a Campanha Salarial 2014.

Autor:Regis Luís Cardoso Fonte:Sindijor