21/11/2014

RPCTV altera escala e descumpre ‘acordo verbal’ com seus trabalhadores

Nos últimos anos várias assembleias do Sindijor junto aos trabalhadores da RPCTV pautaram o Acordo de Extensão dos trabalhadores da empresa. Das decisões dos jornalistas, o acordo de dois anos proposto pelo empresariado foi aceito. Além disso, a empresa se comprometeu a não alterar a escala dos seus funcionários. Mas esse ‘detalhe’ não foi formalizado e ficou como acordo verbal entre empregador e empregado, contrariando a orientação do Sindicado que alertou os jornalistas para incluir no Acordo uma cláusula exigindo a não alteração das escalas.O fato é que a orientação do Sindijor não foi respeitada e o ‘acordo verbal’ da empresa para com seus trabalhadores muito menos. Agora, sem qualquer diálogo com o Sindicato a empresa já começou a mudar a grade dos jornalistas em várias praças da TV no Paraná.

Não é novidade que o Sindicato é contrário ao aumento da jornada sem adicional integral de hora extra. Vale lembrar que os trabalhadores aceitaram estender e implantar o banco de horas na RPCTV. Historicamente o Sindijor já havia orientado os trabalhadores a não aceitar a proposta da empresa de expandir a carga diária de trabalho para sete horas e criar um banco de horas escancaradamente desvantajoso aos profissionais.

Acordo Verbal: os empregadores se comprometeram com os jornalistas a não alterar as escalas, porém já há mudança. Novas escalas de fim de semana já começaram em todas as emissoras do interior e serão implantadas em Curitiba a partir de 2015. A empresa alega que a mudança é em função de uma orientação do Ministério Público do Trabalho.

‘Novidade’: a partir de dezembro, somente em Curitiba, os horários de trabalho serão alterados para atender mudança na grade de programação da Rede Globo. A empresa irá aumentar em duas horas o espaço do jornalismo durante as manhãs. A notícia parece ótima para a sociedade e para os jornalistas em geral, já que novos postos de trabalho poderão ser abertos.

Porém, no Paraná, mesmo a RPCTV sendo a emissora mais rentável do sul do Brasil, até agora não houve qualquer indício de novas contratações. Isso quer dizer que os trabalhadores que já estão na empresa terão que se desdobrar para atender ao novo jornal da rede e ao aumento na produção dos programas Bom Dia Paraná e Bom Dia Brasil.
Autor:Régis Cardoso