16/12/2014

Hoje: Júri do assassinato de Anderson Leandro

Foto: Joka Madruga

Acontece nesta manhã (16), em Campina Grande do Sul, o júri referente ao assassinato do jornalista Anderson Leandro, ocorrido em outubro de 2012. Quilombola, jornalista, comunicador popular, Anderson foi um lutador do povo. “As condições trágicas de sua morte não apagam o seu legado de buscar fazer uma TV Popular, por meio da sua produtora. Que se faça justiça”, disse Pedro Carrano, diretor do Sindijor.

Anderson Leandro ficou desaparecido durante o mês de outubro de 2012. O Sindijor e diversas entidades de classe, movimentos sociais, familiares e amigos se mobilizaram e cobraram da Secretaria de Segurança Pública do Paraná intensificação nas buscas pelo profissional.

No dia 18 de outubro o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) prendeu um homem que confessou o assassinato do jornalista Anderson Leandro da Silva, de 38 anos, que ficou desaparecido por oito dias. Na época o coordenador do Gaeco, Leonir Batistti, revelou que o crime teve motivação passional. Porém, familiares e amigos contestam até hoje a decisão.

Homenagem: O Sindijor expôs um quadro em mosaico do artista plástico Javier Guerreiro. A iniciativa partiu de várias entidades ligadas a movimentos sindicais e populares.

“Agora, ficamos com uma peça faltante neste xadrez da luta popular e sindical no Paraná. Anderson Leandro pensava a necessidade de uma televisão a partir da realidade do movimento sindical e de bairro. Isso era o que ele fazia todos os dias nas reportagens da Quem TV e fez no programa Projeto Popular” – diz trecho do texto que fez parte do mural de homenagem ao profissional.

Leia o que foi publicado pelo Sindijor sobre Anderson Leandro: links 1; 2; 3; 4; 5

Autor:Regis Luís Cardoso Fonte:SindijorPR