16/12/2014

Problemas como violência e assédio nos locais de trabalho ficam evidentes

Após pesquisa online sobre violência, realizada pelo SindijorPR e o Sindicatos dos Jornalistas do Norte do Paraná, de 25 de outubro até 12 de dezembro; trabalhadores expõe principais problemas na profissão

Jornalistas de diversas cidades do Paraná participaram da pesquisa sobre violência contra os jornalistas paranaenses. Os questionários englobaram desde violência no exercício da profissão até assédio moral e sexual. Profissionais das mais diferentes áreas da profissão jornalistas e de diferentes meios de comunicação, também assessoria de imprensa e outras funções.

“A ideia ao lançar a pesquisa é obter informações que compravam a existência de problemas. Em segundo lugar, mapear os tipos de violência e assédio; para que o Sindijor tenha condições de lançar uma campanha a partir disso”, explica Guilherme Carvalho, presidente do Sindicato. Vale lembrar que o trabalho da diretoria faz parte dos compromissos estipulados pela atual gestão do Sindicato; “Juntos Somos Mais Fortes”.

Alguns números

Quando os jornalistas foram questionados se “já sofreram algum tipo de violência no exercício da profissão?”, 81% responderam que SIM e 19% negaram. Na questão “Você já foi impedido ou tentaram lhe impedir de alguma forma (judicialmente, à força, intimidação) de realizar seu trabalho durante uma cobertura externa?”, 67% confirmaram que já foram impedidos de trabalhar e 33% disseram que não.

Assédio: “Você já foi vítima de assédio moral em seu local de trabalho?”, 78% confirmaram que SIM; 22% negaram. Para a questão “Sabe de algum colega ou já presenciou alguém que já tenha sido vítima de assédio moral?”, 83% disseram SIM e 17% disseram NÃO.

Ainda na questão sobre assédio, os jornalistas tinham a opção de marcar os tipos de assédio sofrido em locais de trabalho. Os dois primeiros foram: “Seu superior age pela desestabilização emocional e profissional, retirando a motivação e sua autoconfiança?” com 60%. Em segundo, os trabalhadores marcaram a opção “Seus esforços são subestimados e sua função é desviada ou retirada sem motivo?” com 57%.

Nas opções sobre o tipo de assédio sofrido pelos trabalhadores, havia várias alternativas descritas e os trabalhadores poderiam escolher mais de uma opção (o Sindijor selecionou as duas mais votadas).

Em breve o Sindijor irá publicar uma reportagem completa sobre os dados no jornal oficial da entidade (Extra Pauta), além de disponibilizar a pesquisa completa.

Autor:SindijorPR Fonte:SindijorPR