17/04/2015

CONESD reuniu-se no SindijorPR

Pela primeira vez, o Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas- CONESD- se reuniu na sede do SINDIJOR. O encontro aconteceu na última terça-feira (14/04). Em nome do Sindicato, o jornalista Gustavo Henrique Vidal deu as boas vindas aos conselheiros, representantes do governo e da sociedade civil. Disse que o Sindicato está integrado nessa luta, tanto que tem no Conselho sua representação. Na oportunidade colocou a entidade à disposição dos conselheiros.

Na oportunidade, foi abordada a questão do Plano Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas.O trabalho formulado e revisado por um grupo de conselheiros e participantes interessados, entre os quais representantes da Marcha da Maconha, dividiu opiniões. Alguns presentes o consideraram bom e abrangente, outros defenderam pequenos ajustes, e houve os que entenderam ser necessário um novo plano, pelo que justificaram ser o presente demasiadamente extenso e ainda assim faltando capítulos importantes.

Sobre esse demanda, foi concluído que cada um deve mandar suas propostas de alteração por e-mail dirigido a todos do Conselho. O objetivo é que na próxima reunião, dia 05 de maio, na sede do Conselho Regional de Psicologia (Rua São José, 699, Cristo Rei, próximo ao Hospital Cajuru) o plano seja concluído.

Polêmica

Durante a reunião, a discussão de maior debate foi relacionada às Comunidades Terapêuticas que usam seus internos para vender produtos e arrecadar dinheiro em ônibus, sinais de trânsito, etc. Os participantes pautaram quais medidas devem ser tomadas para evitar novas ocorrências; assim como em relação a comunidades que prestam serviços irregulares.

Estrutura: Outra questão é que existem instituições de saúde e assistência social no âmbito do município e do Estado com total falta de estrutura para acolher e tratar o dependente químico, bem como sua família, de forma adequada e eficaz. Criticou-se a deficiência dos equipamentos que se coloca à disposição desse segmento, bem como a ausência de capacitação especifica dos atendentes no trato com os usuários.

Grande parte dos conselheiros tinha um caso absurdo para contar, alguns inclusive de maus tratos. Em verdade esse tema é recorrente nas discussões do Conselho, mas não se chega à profundidade merecida, principalmente porque a pauta tem outros assuntos que devem ser esgotados nas reuniões ordinárias. Assim considerando, os conselheiros resolveram se reunir o dia inteiro, no próximo 28 de abril, para discutir sobre as comunidades terapêuticas irregulares e de outros ambientes de tratamento.

Dia 24, o Conselho novamente se reúne para tentar viabilizar a Campanha PREVIDA, evento que deve ocorrer em 26 de junho. O tema deste ano no Paraná será “Internet e outras dependências”.

Minuta de Decreto

Rosane Neumann, daSecretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná(SESP);apresentou uma Minuta de Decreto, que altera a composição e as atividades de competência do CONESD. Foi debatido o ingresso de novas representações no Conselho, como a categoria dos enfermeiros, além do CRF, do CRM (aqui em substituição a Associação Médica), Polícia Civil e Depen.

Os conselheiros conseguiram a mudança da minuta num dos parágrafos do Decreto, que dava poder ao Secretário de Segurança escolher a composição de lista tríplice a ser encaminhada para o Governador, que nomeará um dos integrantes para o cargo de Presidente do Conselho. Com a mudança, são os conselheiros que escolherão a composição da lista tríplice ao cargo de Presidente.

Cascavel: Dia 11 de maio ocorre Reunião Extraordinária a ser transmitida por vídeo conferência concomitante ao1º Seminário de Políticas Públicas sobre Drogas que acontecerá no município de Cascavel – PR,e está sendo organizado pelo Conselheiro Eugênio Rozetti Pinto, também Secretário Municipal de Políticas sobre Drogas de Cascavel –PR.

Na ocasião estavam presentes os seguintes: Cel. Douglas Sabatini Dabul (PMPR), como presidente do Conselho; Rosane Neumann (SESP); Diana de Lima e Silva (SINDIJOR); Pedro Ribeiro Giamberardino (SEJU), que compuseram a mesa diretora. Além de, Cristina Corso Ruaro (MP-PR); Alex Chaves (AMP-PR em Maringá); Eugênio Rozetti Pinto (AMP-PR, em Cascavel); Lucília Amaral (SETI, de Maringá);Luiz Carlos Hauer (COMPACTA – Comunidades Terapêuticas Associadas), Frederico Ronconi (CRP-PR), Luiz Aparecido Balan (SEED-PR), Olivio Antonio Zotti (ACP-PR), Maristela da Costa Sousa (SESA), Reginaldo da Silva Gouvea (SINEPE-PR), Daniel e Denise (UTPCA – Unidade Técnica da Política da Criança e Adolescente da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social) e como ouvinte Renan Marques Franklin, coordenador da Liga Acadêmica de Farmaco-Dependência em várias universidades no Paraná.

CONESD: Confira aqui as instituições que compõem o Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas

Autor:Diana de Lima e Silva Fonte:Com edição do SindijorPR