22/04/2015

Sigilo de Fonte: MP-PR irá investigar denúncia do Sindicato

Após receber o documento enviado pelo SindijorPR, Gilberto Giacoia, procurador-geral do Ministério Público do Paraná, encaminhou à denúncia do Sindicato ao setor do MP-PR responsável pela defesa das Garantias Constitucionais

O Sindijor, ao lado da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj); Federación de Periodistas de América Latina y el Caribe (FEPALC) e Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ), protocolou e enviou ofício (10/04) ao Ministério Público do Paraná exigindo providências para impedir a tentativa de policiais civis e militares de quebrar o sigilo de fonte dos jornalistas do impresso paranaense Jornal Gazeta do Povo.

De acordo com o documento do MP-PR, “a liberdade de imprensa, para além de representar conquista de transparência e maior controle da coisa pública, é um dos garantes do Estado Democrático de Direito e, por isso mesmo, deve ser preservada e intransigentemente defendida”.

Devido aos indícios de intervenção na atuação do livre jornalismo, o MP-PR encaminhou as informações ao Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos (setor do MP-PR com atribuições para o exercício da defesa das Garantias Constitucionais), para investigação.

A notícia sobre ações inconstitucionais das autoridades paranaenses junto aos trabalhadores Mauri König, Felippe Aníbal, Diego Ribeiro e Albari Rosa, do jornal Gazeta do Povo, foram repercutidas nacionalmente. “Nós estamos tomando todas as medidas cabíveis para garantir o direito constitucional e o princípio ético destes jornalistas. Esse caso ganha relevância porque tem um caráter pedagógico. As instituições não precisam aceitar, mas têm que compreender certas especialidades da nossa profissão”, explica Guilherme Carvalho, presidente do SindijorPR. Leia matéria aqui.

Autor:Regis Luís Cardoso Fonte:SindijorPR