24/04/2015

Balanço de Gestão - Administração que deixa o Sindijor apresenta prestação de contas

Balanço de Gestão -  Administração que deixa o Sindijor apresenta prestação de contas
Chapa Juntos Somos Mais Fortes eleita em 2012 (*Foto: André Rodrigues)

Depois de três anos na administração do Sindicato, gestão “Juntos Somos Mais Fortes” tem contas aprovadas e maioria das promessas de campanha realizadas

Quando a gestão “Juntos Somos Mais Fortes” assumiu a entidade inúmeros desafios foram pontuados. Principalmente as promessas de campanha assumidas pela diretoria. Agora, a administração que deixa a entidade mostrou, em números, que as atividades realizadas pelo Sindicato no último triênio tiveram saldo positivo.

Dentre os principais itens realizados pela gestão, a devolução do imposto sindical atingiu economicamente a categoria. A entidade repassou, a partir de 2014, os 60% que recebe do imposto aos trabalhadores. O valor total é dividido da seguinte forma: 5% para confederação correspondente; 10% para central sindical; 15% para a federação; 10% para a ‘Conta Especial Emprego e Salário’; além dos 60% para o sindicato. “O objetivo da nossa gestão é sempre manter o Sindicato independente”, explica Maigue Gheths, diretora financeira do Sindijor.

Em 2013, após campanhas de sindicalização, houve um aumento de 10% na adesão dos trabalhadores ao Sindijor. Esse aumento motivou a devolução do imposto aos sindicalizados. Para a direção do Sindijor, a ação é uma conquista nesta luta continua por uma vida mais justa e com mais qualidade.

Outra promessa realizada foi a realização do Congresso Estadual dos Jornalistas do Paraná, que aconteceu em março de 2014. O caderno de teses “Em Defesa da Mídia Pública” foi aprofundado durante o Congresso Estadual e depois encaminhado e aclamado no Congresso Nacional dos Jornalistas, em Maceió (AL).

O debate em defesa de uma comunicação de utilidade pública sempre foi pautado nesta gestão, principalmente em 2013, após o governo do estado promover um verdadeiro desmonte da Rádio e Televisão Pública do Paraná (RTVE), transformando-a em uma empresa.

Compromissos assumidos: em um total de 111 compromissos assumidos na campanha eleitoral e no Congresso Estadual, o Sindijor conseguiu realizar 52,2% do que propôs. “Nós temos consciência que algumas coisas não foram resolvidas decorrentes do grande volume de problemas que enfrentamos nos locais de trabalho em todo o estado. Mas olhando para estes últimos três anos, fico bastante orgulhoso de ter visto o quanto a gente avançou”, explica Guilherme Carvalho, presidente do SindijorPR.

O diretor sindical acrescenta ainda que tudo o que foi feito nesses três últimos anos é resultado de um trabalho coletivo de “diretores comprometidos com a defesa do jornalismo e dos profissionais da área”. Quando os números são separado por áreas de atuação, a gestão “Juntos Somos Mais Fortes” manteve o desempenho acima da média. Confira os relatórios segmentados: Administração / Direito / Ação Social / Comunicação.

Balanço Financeiro

Na primeira quinzena de março foi realizada Assembleia com os membros diretores do Conselho Fiscal do SindijorPR. Na ocasião, Márcio Miranda e Maria Aparecida Bacaycoa de Ribeiro (Conselho Fiscal), além dos diretores Gustavo Vidal e Maigue Gueths, aprovaram a Prestação de Contas 2014 da entidade. “As contas do exercício de 2014 do SindijorPR permaneceram estáveis durante todo o ano, registrando, no final do exercício, um superávit”, explica a diretora financeira do Sindicato, Maigue Gueths.

A entidade teve um crescimento de 9% na arrecadação nesta atual gestão. Já nas despesas, houve um acréscimo de 22% nos gastos, comparado ao ano de 2013. Maigue explica ainda que “grande parte desse aumento de gastos deveu-se a obras de reparo na sede e elaboração de material para campanhas, principalmente para as mobilizações contra demissões”.

Autor:Regis Luís Cardoso Fonte:SindijorPR