18/05/2015

Sindijor entregou pauta de reivindicações com proposta de reajuste de 16%

Maigue Gueths (dir), entrega pauta de reivindicação para Vera Lúcia dos Santos - Sindejor (*Regis)

A negociação coletiva dos jornalistas paranaenses já começou. Nesta manhã (12), o Sindicato levou a proposta de Convenção Coletiva aos representantes das empresas de comunicação

Agora é na mesa de negociação. O Sindicato protocolou nesta manhã a proposta de CCT 2015/2016. Nesta negociação coletiva, a entidade de defesa dos trabalhadores jornalistas vai pleitear um reajuste de 16%, relativo à inflação dos últimos 12 meses (9,97%) mais aumento real de 6,03%. Este ano, os jornalistas reivindicam também o zeramento da inflação pelo Índice Nacional de Preços do Consumidor (INPC/IBGE) de Curitiba, que foi de 9,97% entre maio/2014 e abril/2015, acima do INPC Nacional, que ficou em 8,34%.

“Neste momento, alguns fatores estão afetando mais os curitibanos e paranaenses, em especial o aumento do preço da energia e de vários produtos, como consequência do aumento do ICMS do estado. Por isso queremos a reposição pelo INPC do nosso estado”, explica o presidente do SindijorPR, Gustavo Vidal. Com o reajuste de 16%, o piso da categoria ficaria em R$ 3,173,13. Para ver a proposta de CCT do SindijorPR clique aqui.

Após protocolar a pauta de reivindicações junto aos dois sindicatos patronais (Sindejor - Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Paraná e SERTPR – Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Paraná), a diretora Maigue Gueths disse que o próximo passo é agendar a primeira mesa de negociação entre os trabalhadores e os patrões.

“Estamos seguindo o que a assembleia determinou. Agora temos que aguardar os sindicatos patronais analisarem a nossa pauta e nos preparar para mostrar que as empresas têm condições de melhorar a CCT de seus trabalhadores”, afirmou Maigue.

Os itens que compõe a pauta de reinvindicações da categoria foram discutidos pelos trabalhadores em Assembleia (clique aqui). Após a categoria deliberar pela representatividade do Sindijor em conjunto com o Sindicato dos Jornalistas do Norte do Paraná, as entidades também especificaram demandas do interior do estado.

Autor:Regis Luís Cardoso Fonte:SindijorPR