esqueci minha senha / primeiro acesso

notícias

19/05/2015

Artigo19 lança relatório Violações à Liberdade de Expressão

Artigo19 lança relatório Violações à Liberdade de Expressão

O documento foi elaborado para marcar o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa (03/05). O trabalho é resultado de um processo de monitoramento e apuração das violações ocorridas no Brasil contra a liberdade de expressão durante 2014


No relatório graves violações. São homicídios, tentativas de assassinato, ameaças de morte e tortura – ocorridos contra dois grupos específicos de pessoas: 1) comunicadores(jornalistas, radialistas, blogueiros, entre outros) e 2) defensores de direitos humanos (lideranças rurais, quilombolas, sindicalistas, integrantes de associações, entre outros). O que há de comum? Em todos os casos houve violação de atividades ligadas à liberdade de expressão.


No total, foram registrados 55 casos de violação à liberdade de expressão em 2014, um aumento de 15% em relação a 2013, quando foram registrados 45 casos. Do total, 15 foram homicídios, 11 foram tentativas de assassinatos, 28 foram ameaças de morte e 1 deles, tortura. O trabalho traz ainda outros dados relacionados às violações, como as regiões e estados onde ocorreram, o tamanho das cidades (grandes, médias ou pequenas), os principais motivos e os supostos autores.


Há ainda capítulos temáticos que analisam as violações à liberdade de expressão sob cinco perspectivas: envolvimento de forças de segurança, cobertura política, luta pela terra, questão de gênero e impunidade. Leia matéria completa via Observatório da Imprensa aqui.

Autor:Artigo19 / Edição: Regis Luís Cardoso Fonte:Observatório da Imprensa
Gralha Confere TRE