27/05/2015

Coletivo Sindijor: uma nova ferramenta de luta para os jornalistas

Laerte

Luta Jornalista em ação. Gestão que recém assumiu o SindijorPR irá iniciar amanhã (28), às 19 horas, na sede da entidade, uma importante ação junto aos jornalistas. Trata-se dos Coletivos, uma das pautas de campanha da nova administração

O Coletivo é uma ideia e uma proposta de campanha da gestão Luta Jornalista. Serão grupos de jornalistas separados por área de atuação que definirão um calendário para permanentes reuniões. “A atividade busca fazer com que os trabalhadores se reúnam para discutir as dificuldades e apresentarem propostas. O Sindicato, com participação de diretores nesses coletivos, fará o possível para aplicar as decisões do grupo”, explica Gustavo Vidal, presidente do Sindicato.

O objetivo dos Coletivos é desde integrar os profissionais até unificar a luta da categoria. Além disso, os encontros servirão para discutir questões como regularização da profissão, oportunidades no mercado de trabalho e apontar pautas específicas referentes as demandas dos trabalhadores.

Para a reunião de amanhã (28), segundo o diretor do Sindicato, o jornalista Manoel Ramires, que organiza esse primeiro Coletivo, espera-se uma reunião para conhecer os participantes, definir um calendário para futuros encontros, discutir a campanha salarial dos jornalistas, além de pautas específicas.

Jornalismo Sindical: outra questão importante pontuada por Manoel Ramires trata do jornalismo sindical. “Ainda vamos mapear, mas acreditamos em mais de 100 jornalistas atuando em sindicatos. Contudo, os sindicatos devem se adequar aos mesmos direitos da classe em relação a jornada, salários, acúmulo de funções. Não é possível que entidade cobre os patrões, mas não regularize ou incentive a capacitação do jornalista”, pontua o diretor do Sindijor.

Para o Sindijor, a realidade da categoria hoje apresenta um quadro de constantes demissões, principalmente nos grandes meios de comunicação. “Nesse contexto, abre-se uma oportunidade para o jornalismo sindical”, completa Manoel.

Autor:Regis Luís Cardoso Fonte:SindijorPR