esqueci minha senha / primeiro acesso

notícias

25/06/2015

SindijorPR garante acesso em definitivo aos jornalistas na Arena da Baixada

SindijorPR garante acesso em definitivo aos jornalistas na Arena da Baixada

Vitória do Sindicato! Em 2014 Atlético Paranaense tentou barrar profissionais da imprensa. Liminar do Sindijor garantiu credenciamento. Agora a Justiça do Paraná condenou, em definitivo, o Clube Atlético Paranaense


Na Arena o jornalista também está em casa. O acesso dos profissionais da imprensa com carteira profissional à Arena da Baixada, em Curitiba, para a cobertura dos jogos oficiais do clube está garantido. A sentença da juíza Maria Tesseroli de Paula Rezende acolheu pedido do SindijorPR e impôs multa de R$ 20.000,00 para cada profissional que seja impedido de trabalhar na Arena da Baixada. De acordo com a juíza, ficou demonstrado no processo a recusar do Atlético em credenciar os profissionais e, “mais ainda, sua ilicitude, pois carente qualquer embasamento legal”.


“Não havia motivo para impedir jornalistas de cobrir os jogos do Atlético Paranaense. A decisão só confirma o entendimento do sindicato sobre o direito de credenciar os trabalhadores para cobertura”, explica o diretor-presidente do SindijorPR, Gustavo Vidal, após término da disputa judicial e vitória garantida do livre exercício profissional.


Segundo o advogado Roberto Mezzomo, do escritório Sidnei Machado Advogados Associados, “as negativas apresentadas pelo clube não trazem nenhuma justificativa e violam a Lei Pelé, em seu artigo 42, § 2º, I e II, que consagra o direito de cobertura jornalística desportiva, e a Constituição Federal, que assegura o direito à liberdade de comunicação”.


Deverão ter acesso à Arena da Baixada, segundo a decisão judicial, todos os jornalistas com carteira profissional, credenciados e os que solicitarem credenciamento antes dos eventos, desde que respeitados os regulamentos das competições.

Autor:Regis Luís Cardoso Fonte:Com informações: Sidnei Machado Advogados Associados
Gralha Confere TRE