01/07/2015

Campo Mourão: jornalista do impresso Tribuna do Interior foi ameaçado por vereador

Basta de ameaça. O jornalista Walter Pereira foi surpreendido, no dia 26 de junho, por uma ligação “estranha”. Segue relato do profissional:

“A minha surpresa veio hoje de manhã, quando o celular tocou. Era o vereador. Primeiro confirmou se era eu que estava do outro lado da linha. Em seguida me “esculachou” com palavrões de baixo calão e ameaças de que não era mais para publicar seu nome no jornal. “Você está proibido de citar o meu nome no jornal seu jornalista tendencioso, seu jornalista de b...., seu analfabeto. Se publicar novamente meu nome neste jornal tendencioso, você vai se ver comigo”, disse ele em um surto de raiva”.

As ofensas partiram do vereador Jair Lemos (PROS) após Walter Pereira produzir matéria relatando a questão da cassação (Câmara de Roncador vota hoje cassação de vereador), fato que foi comprovado (Vereador é cassado em Roncador acusado de propina) no mesmo dia.

Contexto: Os fatos que originaram a matéria sobre a cassação do vereador de Roncador iniciaram a partir do dia 23 de abril deste ano. Tudo começou quando um empresário do município da região centro-oeste do Paraná protocolou uma denúncia acusando o vereador Jair Lemos (PROS) de propina.

Segundo o jornalista Walter Pereira uma conversa do parlamentar vazou na rede social (Facebook); um diálogo entre o político e um empresário da cidade. “Ele tentava intermediar uma licitação da prefeitura. O certame era para ampliação de uma ala na creche do município. Diante dos fatos, o plenário acatou a denúncia pela maioria dos votos aprovando a criação de uma Comissão Especial de Investigação (CEI) para apurar o caso”, explicou o jornalista.

Passados exatos 60 dias para o fim dos trabalhos, o relatório final foi entregue e, no mesmo dia, o presidente do Legislativo de Roncador agendou a comissão de julgamento. “O curioso é que coincidentemente, à véspera da sessão, houve um atentado a residência de Lemos, na madrugada de quinta-feira. O carro do vereador foi incendiado e a fachada da Câmara pichada”, relatou Walter Pereira, dizendo ainda que após todos esses fatos iniciou sua reportagem.

Para o Sindijor as ameaças não se justificam e esse tipo de atitude não condiz com a postura de qualquer parlamentar. A entidade enaltece o trabalho do jornalista Walter Pereira que continuou sua apuração e levou à sociedade informações sobre o político de Roncador que foi cassado. Também se coloca a disposição para assessoria jurídica, caso necessário.

São Paulo

Agressão na Câmara de Vereadores de Campinas: o Coletivo de Jornalistas de Campinas e Região manifestou repúdio à agressão física e ameaça cometida contra o jornalista Valério Paiva. O fato aconteceu no dia 29 de junho em plenário da Câmara Municipal de Campinas. O trabalhador fazia a cobertura da votação da Proposta de Emenda à Lei Orgânica Municipal (PELOM 145/15), que pretende impedir na cidade a discussão de qualquer proposta legislativa sobre política de ensino com tendência a aplicar "a ideologia de gênero”.

Relato:“Me empurrou e dizia que iria quebrar minha máquina. Cai de costas, mas segurei a câmera”, conta Valério. Ele acrescenta que imediatamente denunciou o ocorrido a um Guarda Municipal, que deteve o agressor chamado Rodrigo Pavani, que já é conhecido por agir de forma desrespeitosa no Plenário da Casa. Pavani já havia se dirigido de forma grosseira a uma jornalista que trabalha como assessora parlamentar na Câmara de Campinas.

Leia aqui relato completo do Coletivo de Jornalistas de Campinas e Região Coletivo de Jornalistas de Campinas e Região.

Autor:Regis Luís Cardoso Fonte:SindijorPR