21/07/2015

#Fiscalização: Câmara de Vereadores de Medianeira regulariza edital

O Sindijor havia notificado o Legislativo do município localizado no Oeste do Paraná no dia 30 de junho por abertura de vaga para jornalista fora dos parâmetros legais da profissão

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná recebeu nesta tarde (21) documento vindo da Câmara de Vereadores de Medianeira informando que a vaga para Assessor de Imprensa foi regularizada. A alteração passou por votação no Legislativo, “sendo aprovada por unanimidade, reduzindo a carga horária para 25 (vinte e cinco) horas semanais, e fixando o salário base em R$ 3.180,00 (três mil, cento e oitenta reais)” – Ofício 012/2015. O valor acima do piso foi fixado já levando em conta o salário base da categoria com “um aumento entre 9 e 16%”.

A direção do Sindijor enaltece a postura do Legislativo do município de Medianeira em responder e alterar o edital prontamente. Nos últimos meses, o Sindicato vem constatando diversas irregularidades em editais com vagas para jornalistas. Segundo redação vinda do Gabinete da Presidência da Câmara de Vereadores da cidade paranaense “vimos agradecer a colaboração deste Sindicato em nos informar tal vicio”.

Para o Sindijor é preciso dar total atenção à questão da fiscalização. Notificações de empresas e órgãos públicos vêm acontecendo com frequência. “Esse trabalho acontece em parceria com o trabalhador, principalmente através de denúncias. Muitas vezes o Sindicato não consegue acompanhar tudo que circula nos editais pelo Paraná, por isso ações coletivas são fundamentais”, explica Maigue Gueths, diretora-financeira da entidade de defesa dos trabalhadores jornalistas.

Fiscalização: Leia matéria aqui.

Denuncie: extrapauta@sindijorpr.org.br

Autor:Regis Luís Cardoso Fonte:SindijorPR