esqueci minha senha / primeiro acesso

notícias

18/08/2015

Jornalismo da UEPG realiza atividades comemorativas dos 30 anos de formação profissional

Jornalismo da UEPG realiza atividades comemorativas dos 30 anos de formação profissional
Estudantes, professores e funcionários do Curso de Jornalismo (*Foto: Danilo Schleder)

O Curso de Jornalismo da UEPG comemora 30 anos de formação profissional neste segundo semestre. Criado pela Resolução UEPG Nº 15, em 24 de abril de 1985, o Curso iniciou as atividades de ensino em agosto de 1985. Para comemorar a data, professores, estudantes e funcionários realizam uma série de atividades comemorativas, a partir deste mês de agosto.


As atividades incluem o lançamento de produtos com a marca dos 30 anos, como selo confeccionado pela Empresa Brasileira de Correios, bottons, camisetas, canecas, marcador de páginas, fanpage no facebook, vídeos que marcam a história do Curso, já a partir deste mês, e a XXIV Semana de Estudos em Comunicação, prevista para os dias 19 a 24 de outubro. A Semana Acadêmica contará ainda com o XIII Encontro Paranaense de Pesquisa em Jornalismo, nos dias 19 e 20 de outubro.


A ideia também é envolver nas atividades comemorativas egressos, professores e funcionários que atuaram no Curso. Por isto a criação da página no facebook “30 anos do Curso de Jornalismo da UEPG”, com a finalidade de postagens de fotos, vídeos das turmas anteriores e que marcam a história do Curso. “Pretendemos tornar as atividades bastante festivas. Através da página no facebook, esperamos contar com o envolvimento dos jornalistas formados pela UEPG, atualmente atuando em diferentes cidades da região, País e do mundo, e que possam colaborar com postagens de materiais de suas épocas na Instituição. Assim podemos trazer à memória momentos que marcaram a vida de várias estudantes, professores e funcionários que participaram da história dos 30 anos do Curso”, ressaltou a professora Hebe Gonçalves, coordenadora das atividades comemorativas dos 30 anos do Curso de Jornalismo da UEPG.


A XXIV Semana de Comunicação também terá como tema “30 anos de formação profissional: ensino, pesquisa e extensão no Curso de Jornalismo da UEPG”. O evento contará com ciclo de palestras, oficinas e atividades culturais. Para as palestras, o evento contará também com a presença de jornalistas formados na UEPG e que atualmente atuam em diferentes áreas da profissão na cidade e em demais regiões do Estado e País. “A presença dos jornalistas formados pela UEPG durante a Semana de Comunicação também se torna um momento importante para recontarmos a história do Curso, além disso, é um incentivo aos atuais estudantes”, disse Gonçalves.


“Importante recuperar a história dos 30 anos e ver como o curso evoluiu”, disse Lucas Boamorte, membro do Centro Acadêmico de Jornalismo João do Rio (Cajor). A programação completa das atividades comemorativas dos 30 anos do Curso e da Semana de Comunicação será divulgada em breve, segundo a coordenação do evento.


Avanços – O Curso do Jornalismo da UEPG se destaca entre os melhores das Universidades Públicas do País e ocupa o 1º lugar no Estado do Paraná. Destaques que, segundo os professores, expressam os avanços no ensino, pesquisa e extensão, ao longo desses 30 anos. “Essa qualidade só foi alcança através da luta dos estudantes, professores e funcionários”, disse o chefe de Departamento do Curso de Jornalismo da UEPG, Marcelo Engel Bronosky.


Os professores ressaltam a implantação do novo Projeto Pedagógico, em funcionamento a partir deste 2015. Entre as mudanças, está a implantação do Estágio em Jornalismo. “Estamos iniciando uma nova etapa no ensino de Jornalismo da UEPG, que perpassa pelas modificações no currículo, com a incorporação do estágio e as práticas da convergência jornalística na perspectiva das reconfigurações do jornalismo no contexto das novas tecnologias”, disse a coordenadora do Curso de Jornalismo da UEPG, Maria Lúcia Becker.


A professora do Curso de Jornalismo da UEPG, Karina Janz Woitowicz, destacou que uma das marcas do Curso tem sido o envolvimento de professores e estudantes em movimentos sociais, através também das atividades de extensão. “O Curso de Jornalismo traz um diferencial em sua formação ao desenvolver ações voltadas ao fortalecimento da cidadania”.


Uma das conquistas do Curso foi a criação, em 2013, do Mestrado em Jornalismo, considerado o segundo da área no País e primeiro no Paraná. “A pós-graduação possibilita trabalhar, de forma integrada, o ensino, a pesquisa e a extensão, pois o projeto pedagógico considera o fato de que a UEPG é uma universidade pública", explica o professor Sérgio Luiz Gadini, coordenador do PPG-Mestrado em Jornalismo.

Autor:Agência de Jornalismo – UEPG
Gralha Confere TRE