20/08/2015

Fórum 29 de abril participou da manifestação popular em Curitiba

O ato de hoje (20) na Praça Santos Andrade em Curitiba (*Foto: Joka Madruga)

O ato de hoje (20) na Praça Santos Andrade em Curitiba contou com a presença de movimentos sociais e centrais sindicais. O Fórum 29 de abril, que tem no SindijorPR um de membros, estava entre os cerca de 5 mil mobilizados

Luta permanente por liberdade e democracia. Bandeiras ao alto e uma certeza: essa manifestação é do povo. Com uma agenda previamente pautada; além de unificada e divulgada pela União dos Estudantes do Brasil (UNE), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Movimento dos Trabalhadores Sem–Teto (MTST), entre outros; o ato de hoje aconteceu em vários estados e apontou alternativas para combater itens considerados como responsáveis por um retrocesso para o país.

Dentre os principais itens está a posição contrária ao ajuste fiscal do governo federal, repúdio as demissões no HSBC, luta por Reforma Política Popular e o ‘Fora Cunha’ – presidente da Câmara Federal que está sendo investigado na Operação Lava Jato.

Fórum 29 de abril foi criado no contexto de articulação das lutas populares, logo após os abusos autoritários do Governo Richa contra os servidores estaduais, durante o protesto que ficou conhecido como “Massacre do Centro Cívico”.

Essa articulação conta com sindicatos, organizações estudantis, de mulheres e de direitos humanos, ao lado de movimentos sociais, centrais sindicais e organizações da juventude. O objetivo do Fórum é oferecer um espaço de unidade dos movimentos sociais e de partidos de esquerda.

Dentre os sindicatos, o Sindijor faz parte do Fórum e durante as manifestações desta quinta-feira foi representado por diretores da entidade. “Achamos que a continuidade do ato de hoje deve acontecer não só no centro de Curitiba, mas ampliar o debate em regiões mais periféricas”, explica Pedro Carrano, diretor executivo do Sindicato.

Carrano completa defendendo que “devemos promover mais debates sobre temas importantes como a Constituinte do Sistema Político, e que se fortaleça a comunicação das entidades”.

Autor:Regis Luís Cardoso Fonte:SindijorPR