25/08/2015

Quatro meses: ‘Massacre do Centro Cívico’ jamais será esquecido

Jose Gabriel Tramontin

APP Sindicato prepara manifestação neste sábado, 29 de agosto, ao lado de sindicatos e movimentos sociais. Além da tragédia do dia 29 de abril, outro abuso de autoridade será lembrado: há 27 anos o ex-governador, hoje senador – Álvaro Dias (PSDB), praticava os mesmos abusos contra os trabalhadores da educação

Para nunca esquecer. Duas tragédias, dois momentos distintos, dois governadores tucanos; golpes jamais esquecidos contra os trabalhadores da educação do Paraná. Hoje Beto Richa, ontem Álvaro Dias e no próximo sábado (29) a mobilização nas ruas. Neste dia os trabalhadores farão grande protesto contra a violência praticada pelo estado do Paraná e lembrarão os dois governadores que mancharam a história ao preferir reprimir com bombas e gás os professores.

O cronograma apresentado pela APP Sindicato para o dia 29 terá, às 8h, Assembleia Estadual da categoria, na Praça Santos Andrade – Prédio Histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR); e às 10h concentração da manifestação, na Praça 19 de dezembro – Praça do Homem e da Mulher Nua, para seguir sentido Palácio do Governo, no Centro Cívico, onde haverá grande mobilização.

História: no dia 30 de agosto de 1988 Álvaro Dias fazia escola – rezando de uma cartilha totalmente repressora, ordenou que a cavalaria da PM partisse pra violência contra os professores do Paraná. Já no dia 29 de abril de 2015, Beto Richa repetiu o show de horror do seu colega tucano e aplicou uma verdadeira ‘prova de fogo’, das mais violentas da história, contra os educadores paranaenses.

Para este ato do próximo sábado a APP Sindicato, além de levar sua pauta, abriu para a participação de outros sindicatos, movimentos sociais, movimento estudantil e o Fórum 29 de abril. Nesse contexto, os trabalhadores da comunicação, além da solidariedade que prestaram e prestam aos professores, relembrarão os momentos em que sofreram na pele as agressões praticadas pelo governo Richa no dia 29 de abril.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná irá participar do ato e convoca à categoria. “Levaremos as principais pautas da comunicação: denúncia contra violações aos jornalistas, necessidade de uma mídia de fato pública e a crítica ao monopólio da mídia que tem demitido jornalistas”, afirma o diretor-executivo do Sindijor, Pedro Carrano.

Nos últimos meses o Sindijor tem levado questões da categoria para diferentes espaços na sociedade civil. “Desde a Comissão Municipal de Direitos Humanos até atos com ampla repercussão como é o caso da mobilização do próximo dia 29 de agosto”, completou Carrano.

Autor:SindijorPR