esqueci minha senha / primeiro acesso

notícias

05/02/2016

Jornalistas da Câmara Municipal de Curitiba passam a assinar matérias

Na segunda-feira (01), a Câmara Municipal de Curitiba deu um importante passo para o reconhecimento do trabalho do jornalista, passando a dar crédito aos profissionais em suas matérias.


Para Filipi Oliveira, diretor de comunicação da Câmara, o jornalista e o jornalismo precisam ser valorizados: “Considero o trabalho de comunicação da Câmara uma peça criativa e intelectual, e uma vez que damos créditos às fotos e às artes, por que não damos também para o texto produzido?”, indaga.

Apesar dos avanços tecnológicos que facilitam o trabalho de comunicação, para Oliveira, o trabalho do jornalista é indispensável: “A tecnologia ignora a capacidade intelectual de transformar a informação em conteúdo para a população. Partindo do princípio de transparência de todos os atos públicos, cabe ao jornalista valorizar a informação e melhor apurá-la e escrevê-la. Assinando a matéria essa responsabilidade aumenta, além de valorizar o trabalho que desempenhou”, explica Oliveira.

José Lazaro, jornalista que trabalha na Câmara Municipal desde 2009, afirma que essa mudança veio na esteira de uma reformulação do projeto de comunicação: “A assinatura passa a ser mais passo dentro dessa nova política pública, reforçando transparência de conteúdo e autoria. Isso não muda o meu trabalho e imagino que de ninguém da equipe que sempre trabalhou com o máximo de qualidade possível, ganhamos, inclusive, três prêmios no último Sangue Bom”, explica.

Jornalista da Câmara há três anos, Márcio Alves da Silva concorda com os colegas e acrescenta como ponto positivo a objetividade no contato com a imprensa que a mudança traz: “Existem muitas pautas e cada jornalista cuida de algumas. Por vezes são assuntos mais complexos e nem sempre conseguimos saber de todos os processos. Com a mudança, quando a imprensa nos procura, vamos conseguir direcionar o contato com mais eficiência”, finaliza.

O SindijorPR comemora a decisão da equipe de comunicação: “É um importante reconhecimento ao profissional e sinal de transparência por parte da Câmara Municipal, além de apontar outros caminhos para os jornalistas desempenharem sua função”, afirma Manoel Ramires, diretor do Sindicato.

Autor:Laís Melo
Gralha Confere TRE