27/04/2016

Cunhado de político do PSDB ameaça repórter da revista Carta Capital

O advogado Rogério Auad, cunhado do deputado estadual de São Paulo Fernando Capez (PSDB), vem ameaçando o repórter de Carta Capital Henrique Beirangê, segundo a revista. Ouvido pela Abraji, o profissional confirmou que primeiro Auad se queixou por e-mail de uma reportagem sobre empresas abertas em seu nome e sobre o trabalho de sua esposa na Assembleia Legislativa.

Depois, as mensagens mudaram de tom: em outro e-mail, Rogério Auad se jactou de suas habilidades como lutador de caratê.

O repórter Henrique Beirangê contou ainda ter recebido no celular uma mensagem de texto de Auad dizendo que precisava "conversar", na última segunda-feira (25.abr.2016). O advogado acrescentou que trabalhava próximo à residência do jornalista e, antes de assinar o SMS, escreveu o endereço completo de Beirangê.

O repórter procurou a polícia e registrou o ocorrido. A assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública garantiu que o boletim de ocorrência chegará ao conhecimento do secretário Alexandre de Moraes.

A Abraji lamenta que Rogério Auad tenha escolhido ameaçar o repórter. Seu objetivo não parece ser buscar reparação ou contestar qualquer informação da reportagem, mas intimidar o profissional e, pela força, censurar a revista Carta Capital. A polícia paulista e o Ministério Público devem apurar o episódio e garantir tanto a segurança de Henrique Beirangê quanto a responsabilização de Rogério Auad, caso comprovado o crime de ameaça.

Autor:Abraji