27/04/2016

Sindicato dos Jornalistas repudia demissões em massa no Jornal de Brasília

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal tomou conhecimento de demissões na redação do Jornal de Brasília nesta segunda-feira, 25/4. Segundo o chefe de redação veículo Paulo Gusmão, dos cerca de 50 jornalistas do veículo, 12 foram demitidos. As demissões ocorreram por causa da crise econômica que tem atingido a empresa.

O Sindicato repudia a decisão da empresa, que se configura como mais um caso de demissão em massa. Não são os trabalhadores que devem pagar a conta dos problemas econômicos das empresas, uma vez que estes são os responsáveis pelo bem mais precioso do veículo: a informação.

O SJPDF irá entrar com uma ação questionando a demissão em massa e coloca o seu departamento jurídico à disposição dos trabalhadores dispensados para esta e outras ações relativas a irregularidades no veículo.

A entidade procurou a direção do jornal na semana passada para saber se o boato de que ocorreriam demissões era verídico e qual era o motivo dos desligamentos. Sem resposta, o Sindicato soube nesta segunda que os jornalistas foram despedidos. De ontem para hoje, a entidade sindical entrou em contato com o setor de Recursos Humanos pelo menos cinco vezes, mas não obteve resposta e não conseguiu falar com os responsáveis. Na tarde de hoje, 26/4, a entidade conseguiu informações com a chefia da redação.

O Sindicato alerta que as demissões são um desrespeito com os trabalhadores ao retirar seu sustento e não reconhecer sua contribuição para a história do veículo. E traz também um prejuízo para quem fica na redação, já que estes profissionais enfrentam, cada vez mais, sobrecarga de trabalho, jornadas excessivas e acúmulo de funções. A diretoria lembra que as consequências também são desastrosas para o jornalismo como um todo, pois a redução de equipe interfere na qualidade da informação.

O SJPDF reafirma a defesa dos empregos dos trabalhadores e se coloca à disposição dos colegas para quaisquer ações.

Autor:SJPDF