16/05/2016

SindijorPR faz entrega de alimentos para famílias indígenas em Paranaguá

Foto: Leandro Taques

Diretores do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) estiveram na última sexta-feira (13) na Ilha da Cotinga, em Paranaguá, litoral do Paraná, para fazer uma entrega de alimentos obtidos durante a realização da 7.ª Copa SindijorPR 70 Anos de Futsal. O local, que é de difícil acesso, abriga 16 famílias indígenas da etnia Guarani.

Ao todo, foram arrecadados pouco mais de 100 quilos de alimentos. Segundo o diretor de relação institucional do SindijorPR, Leandro Taques, a campanha foi um sucesso. “O pessoal que participou do torneio de futsal colaborou bastante. Juntamos uma boa quantidade de alimentos e estamos felizes em fazer esta entrega. A comunidade aqui é carente e é difícil para eles irem até a cidade. O SindijorPR sente-se gratificado em realizar este gesto solidário”, diz.

Oswaldo Eustáquio, vice-presidente da subseção do litoral do SindijorPR,faz um alerta para as dificuldades encontradas pelos guaranis em Paranaguá. “Eu frequento a Ilha da Cotinga há mais de dez anos. Tornei-me amigo das famílias. A beleza do povo guarani se confunde com a natureza. O progresso trazido pelo Porto de Paranaguá e recorrentes acidentes ambientais na área refletiu diretamente na diminuição da caça e da pesca deste povo. E, infelizmente, eles se tornaram invisíveis à sociedade. É necessário que haja projetos sociais que visem a sustentabilidade da Ilha”, opina.

A diretora de cultura e eventos do sindicato, Silvia Valim, reforça a necessidade de chamar a atenção para o povo guarani. “Eles têm muitas necessidades e precisam de ajuda. Toda ação para colaborar com eles é válida. O SindijorPR que influenciar as pessoas, chamar a atenção inclusive da imprensa para se aproximar mais deles. É um gesto pequeno, mas creio que irá ajuda-los muito futuramente”.

A entrega dos donativos foi acompanhada pela equipe de reportagem da TVCI. Os diretores do SindijorPR participaram ainda do programa A Voz do Litoral, líder de audiência no horário, incentivando os telespectadores a realizarem ações como esta.

Autor:Flávio Augusto Laginski Fonte:SindijorPR