16/06/2016

SindijorPR promove ações para a semana Previda

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) vai integrar a Semana da Previda, um evento de origem internacional e que visa levar ao conhecimento da população informações e reflexões sobre drogas lícitas e ilícitas. No Paraná a semana acontece de 26 de junho a 1º julho.

O SindijorPR, por meio de uma roda de conversas com os principais atores sociais envolvidos direta ou indiretamente com a “drogadição”, estará focado para extrair informações essenciais, tais como a correta aplicação da legislação, que não determina a prisão do individuo que usa, mas que trafica, comercializa, entre outros delitos; e também a real necessidade de uso; os problemas que podem decorrer; o acesso ao tratamento e que tipo de tratamento; as leis que protegem o usuário e sua família, entre outros.

A participação do SindijorPR no evento será nos dias 28 e 30. A advogada, jornalista e membro do Núcleo Interdisciplinar de Enfrentamento à Drogadição da UFPR, Diana de Lima e Silva, também representante do SindijorPR no Conselho Estadual de Politicas sobre Drogas (Conesd), explica como os temas serão abordados nesses dias. No dia 28, o tema será “Legislação: direitos de uso, tratamento e a família, como vai?” para mostrar que há muita confusão sobre a legislação, como esta trata erroneamente o usuário, a dificuldade de acesso ao tratamento, e demais assuntos.

No dia 30, o tema a ser abordado será “Drogas no Jornalismo”. Diana ressalta a importância da participação da categoria para este evento. “As drogas precisam ser debatidas permanentemente e o jornalismo é fundamental no processo de informação da sociedade. Queremos discutir com profissionais as pautas, a abordagem e tratamento do conteúdo. Por não contarmos com jornalistas especializados em drogadição? Como a pauta das drogas chega às redações? Precisamos de profissionais preparados para discutir e atuar com fontes seguras e informações concretas”, destaca.

O diretor-presidente do SindijorPR, Gustavo Vidal, reforça a necessidade de o jornalismo e de jornalistas pautarem o tema, que também é de interesse da categoria. “As drogas são um problema social e o Sindicato não pode ficar alheio à discussão. É dever do jornalismo, porta de entrada das informações à população, discutir e divulgar o tema com clareza à sociedade, mostrando a verdade por trás do assunto e derrubando mitos”, opina.

Autor:SindijorPR