20/06/2016

SindijorPR promove debate "Sem Liberdade Jornalística Não Há Justiça"

Imagem: Bennet

A tentativa de magistrados em cercear o trabalho dos jornalistas Chico Marés, Euclides Lucas Garcia e Rogério Galindo e de mais dois profissionais de outro setor da Gazeta do Povo fez acender mais um alerta no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR).

Como forma de prestar solidariedade aos profissionais, e ainda buscando ações concretas que visam acabar com a tentativa de censura imposta pelos magistrados, o SindijorPR, por meio de seu Coletivo de Professores e Estudantes, promove nesta terça-feira (21), às 19h30, na sede do Sindicato (Rua José Loureiro, 211, Centro) um debate sobre as ameaças contra as atividades jornalísticas no Paraná. Os jornalistas Chico Marés e Euclides Lucas Garcia confirmaram presença para o bate-papo.

A diretora de estudantes e professores do SindijorPR, Ednubia Ghisi, fala sobre a importância em comparecer nesta reunião. “Não podemos permitir que o trabalho do jornalista sofra com interferências como esta. Se não fizermos algo, sofreremos muito com tentativas de intimidação e não teremos como desempenhar nossa função, que é de levar informação para a população. Por isso, estamos pedindo para que divulguem este evento e que venham participar dele”, resume.

Para a diretora de cultura do SindijorPR, Silvia Valim, é uma oportunidade para que a sociedade também conheça um pouco mais do dia a dia dos profissionais que estão sofrendo por conta das ações impetradas pelos magistrados. “É ultrajante ver colegas de trabalho passando por situações como esta simplesmente por falarem a verdade. Acho que esta reunião é extremamente bem vinda neste momento porque permite que a categoria se una no combate a este tipo de abuso. E a participação dos estudantes neste debate é essencial para a compreensão do exercício profissional e fortalecimento dos direitos do jornalista”, opina.

Autor:Flávio Augusto Laginski Fonte:SindijorPR