20/06/2016

SindijorPR denuncia magistrados na CDH da Assembleia Legislativa

Foto: Elisabete Castro
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) esteve nesta segunda-feira (20) no gabinete do deputado estadual e presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDH) da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Tadeu Veneri (PT), para entregar denuncia à perseguição dos magistrados contra cinco profissionais, três deles jornalistas, do jornal Gazeta do Povo.

Os jornalistas Chico Marés, Euclides Lucas Garcia e Rogério Galindo sofrem 45 processos judiciais, movidos sob orientação da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), após denunciarem na Gazeta do Povo os supersalários que os magistrados recebem. Eles estão percorrendo todo o Paraná para participar de audiências. Caso não compareçam, eles correm o risco de serem julgados à revelia.

O deputado informou ao diretor-presidente do SindijorPR, Gustavo Vidal, de que irá levar o pedido do Sindicato para a comissão e ao plenário da Alep para dar visibilidade ao caso e também por entender que a atitude dos magistrados fere o exercício profissional e a liberdade de imprensa.

“Os fatos já tomaram uma proporção nacional. Não podemos aceitar que o judiciário se posicione de uma maneira tão arbitrária e abusiva, a ponto de tentar constranger os jornalistas pelo simples fato deles relatarem a verdade. Esperamos que a Alep e esta comissão defendam os interesses públicos e se posicionem contra esta tentativa de censura”, diz Vidal.

O diretor-presidente do SindijorPR garantiu que o Sindicato não aceitará calado os descabimentos dos magistrados e que vai lutar para que o exercício do jornalismo seja respeitado. “Buscaremos todas as instâncias para estancar esse constrangimento aos profissionais. O Sindicato está preparando denúncia formal ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão fiscalizador do Judiciário nacional para conter o uso abusivo de ações judiciais”, afirma Vidal.

Na denuncia, o SindijorPR condena a tentativa de silenciar o trabalho de jornalistas, que não devem ter cerceado este dever, neste caso, um direito da sociedade de ser informada. “O papel da imprensa livre é fundamental para esclarecer desvios de natureza moral e ética. As denúncias possibilitam o bom funcionamento da Justiça. Surpreende que o Judiciário paranaense, ao invés de utilizar a oportunidade de corrigir seus vícios apresentados pela imprensa, prefira adotar o caminho obscuro da retaliação aos jornalistas e a um jornal que revelaram os supersalários. Imprensa e Judiciário não devem atuar como adversários”, diz trecho do documento entregue à CDH.

Além desta denúncia, o SindijorPR, via Federação Nacional dos Jornalistas, levou o caso ao Ministério da Justiça, Ministério Público Federal e Organização dos Estados Americanos (OEA).
Autor:Flávio Augusto Laginski e Gustavo Vidal Fonte:SindijorPR