24/06/2016

Jornalistas perseguidos por magistrados fazem debate na sede do SindijorPR

Imagem: Rede Teia

O auditório do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) ficou cheio na noite do dia 21 para receber os jornalistas da Gazeta do Povo Chico Marés, Euclides Lucas Garcia e Rogério Galindo. Os três profissionais, juntamente com mais dois colegas do jornal, estão sofrendo tentativa de intimidação por parte de magistrados paranaenses após publicarem reportagens mostrando os supersalários do Judiciário.

Durante o bate-papo, organizado pelo Coletivo de Professores e Estudantes do SindijorPR, os três contaram sua história para os jornalistas, professores e estudantes de jornalismo. Os presentes puderam ainda fazer perguntas para os repórteres, que responderam prontamente.

O diretor-presidente do SindijorPR, Gustavo Vidal, afirmou que a conversa com Marés, Garcia e Galindo mostra como estão vivendo os três profissionais após as 48 ações de juízes. “Precisamos todos nos solidarizar com a situação. É um constrangimento imenso para os profissionais, que tem abandonado, além da redação, suas casas e famílias para responder à vingança dos magistrados. Isso é um absurdo”.

A diretora de estudantes e professores do Sindicato, Ednubia Ghisi, acredita que o debate possibilitou a compreensão do caso para além das consequências diretas para os três jornalistas. "Estes processos judiciais, da maneira como estão sendo colocados, representam uma ameaça explícita à liberdade jornalística e de expressão de todos os jornalistas. Por isso a reação precisa vir não só da categoria, mas também dos futuros profissionais e da sociedade em geral".

Os três profissionais da imprensa foram solícitos durante todo o debate. Eles explicaram a situação pela qual estão vivendo e que o apoio da categoria tem sido fundamental. O jornalista Euclides Lucas Garcia fala mais sobre a discussão. “O importante é que está havendo debate, não ficando restrito apenas à Gazeta do Povo ou ao Paraná, mas, sim, no Brasil inteiro. Toda a imprensa está vendo esta tentativa de cerceamento da nossa liberdade de exercer a profissão”, comenta.

Chico Marés fez um alerta de que tem muita mais gente no Paraná que está sofrendo com censura. “As pessoas pensam que não existe mais censura, mas, estão erradas. Infelizmente, tem muito colega pelo Paraná afora que está sofrendo algum tipo de impedimento de poder trabalhar. Por isso a necessidade de debater este assunto o quanto antes”, avalia.

Para o colunista e jornalista Rogério Galindo, o apoio de colegas de profissão, estudantes e professores, está ajudando aos três a seguir em frente. “Nós estamos tendo uma ideia do respaldo que estamos tendo da sociedade e isso tem nos ajudado, uma vez que, diante desta situação, você chega até a duvidar do seu trabalho. Esse suporte todo faz com que toda a confiança do que a gente fez seja renovada”, encerra.

Visão acadêmica

Estudante de jornalismo da Universidade Positivo (UP), Izabella Moreira conta que saiu com uma ótima impressão do debate e que o mesmo serviu para quebrar alguns paradigmas sobre a profissão. “O evento realizado no SindijorPR foi de extrema importância a nós, estudantes, para sairmos da nossa zona de conforto e encarar a realidade. Quando fatos acontecem aos profissionais, tendo seu direito de exercer a profissão questionado, isso acaba expandindo nossa visão pra fora do nosso “casulo”, e, de certa forma, nos preparam para o futuro.

Além de o evento ter nos proporcionado essa ‘aula de realidade’, também não devemos esquecer que a aproximação do sindicato com os estudantes foi benéfica”, comenta. Ela disse ainda que sente-se mais “protegida” ao ver como o SindijorPR se posicionou neste caso. “Este contato evidencia que não estamos sozinhos na nossa formação profissional e isso acarreta em uma segurança a mais e isso nos anima. Então eu, estudante de jornalismo, fiquei muito feliz pelo evento que o SindijorPR proporcionou a nós e digo: foi um momento marcante para a nossa formação”.

A professora de jornalismo Sandra Nodari acredita que os estudantes puderam acompanhar um pouco mais sobre a profissão e também sobre a vida sindical. “Fiquei satisfeita com a presença dos estudantes e também com a participação deles no debate. Muitas vezes, não temos tempo de discutir assuntos importantes na faculdade por conta da nossa rotina diária. O fato dos três colegas terem ido trouxe outra percepção da dimensão dos problemas que estão enfrentando. Estou certa de que o debate trouxe os estudantes para mais perto dos profissionais como também serviu para que eles entendam a importância do SindijorPR”.

Autor:SindijorPR