11/07/2016

SindijorPR esteve presente na Semana do Previda

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR)fez parte da Semana do Previda, um evento de origem internacional cujo objetivo é de fazer com que a população tenha informações sobre drogas lícitas e ilícitas, bem como de fazer com que haja uma reflexão sobre este assunto. O evento teve um público muito qualificado. Desde promotora de justiça, professores universitários, estudantes de psicologia, teólogos e psicólogos.

A participação do SindijorPR aconteceu em dois dias. No primeiro, aconteceu a reunião com o tema “Legislação: direitos de uso, tratamento e a família, como vai?”. Para a advogada, jornalista e membro do Núcleo Interdisciplinar de Enfrentamento à Drogadição da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Diana de Lima e Silva, o evento foi uma boa oportunidade para esclarecer a comunidade sobre questões sobre as drogas. “A palestra contou com muita gente entendida sobre o assunto, como médicos, professores, pessoas que passaram por este tipo de problema, etc. Acredito que ela foi de grande valia para quem assistiu. Além disso, foi interessante que algumas pessoas em situação de drogadição nos procuraram com o objetivo de se livrar deste problema. São pessoas que precisam de um olhar diferente da sociedade e ficamos felizes em oferecer algum tipo de ajuda”, comenta.

Já no segundo, o tema abordado no evento foi “Drogas no Jornalismo”. O vice-presidente da subseção litoral do SindijorPR, Oswaldo Eustáquio Filho, esteve no evento e contou um pouco como foi. “Falei sobre casos de jornalistas do litoral do Paraná que deixaram de exercer sua atividade por problemas com drogas, sem citar nomes, para preservar as pessoas. E que a pressão que o jornalista vive na redação. Que não existe nenhum apoio ao médico ou psicológico aos profissionais, e que na maioria das vezes, quando a situação vem à tona, ao invés de apoio, o jornalista acaba perdendo o emprego, ao menos nos casos que acompanhei”, revela. Para o dirigente do SindijorPR, a palestra foi de grande valia. “Acredito que foi produtivo e entendemos que seria importante fomentar produções jornalísticas sobre o tema. Vamos ver o que poderá ser feito”, finaliza.

Autor:Flávio Augusto Laginski Fonte:SindijorPR