12/07/2016

CTB expressa seu apoio à luta dos jornalistas contra arrocho salarial

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor-PR) enfrenta forte oposição patronal nas negociações de sua Convenção Coletiva de Trabalho. Dentre outros itens, o sindicato reivindica reajuste salarial no valor da inflação (9,83%) mais 5% de ganho real. A proposta inicial dos veículos de comunicação foi de reajuste zero.

É evidente que a categoria não aceitou tamanho ultraje. O sindicato tem percorrido os locais de trabalho mobilizando os jornalistas, que por sua vez responderam marcando presença nas reuniões de negociação e se manifestando via redes sociais.

O patronato recuou apresentando nova proposta: 4% para o piso salarial; 3% para salário de até R$ 5 mil; de R$ 5 mil até R$ 7 mil seriam 2%; salário acima de R$ 7 mil receberia um valor fixo de R$ 140,00. Zero de reajuste para gerentes e diretores. As demais reivindicações dos jornalistas, como fim das demissões e cláusulas sociais, continuam ignoradas. Qualquer reajuste abaixo da inflação significa que o patrão está se apropriando do salário de seus empregados.

É lamentável que jornalistas da Rede Globo, que muitas vezes os dirigentes sindicais tiveram que proteger da multidão enfurecida nas manifestações pela postura mentirosa e golpista da emissora, não sejam valorizados pela empresa! Salientamos que a categoria dos jornalistas é importante aliada na luta da classe trabalhadora. Precisamos valorizar os profissionais que atuam em nossas entidades.

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil - CTB - manifesta sua ativa solidariedade aos jornalistas do Paraná e orienta as suas entidades filiadas a oferecer, na medida das suas possibilidades financeiras, reajustes superiores à inflação aos seus funcionários, inclusive jornalistas, e enviar release à imprensa para fomentar ainda mais a mobilização. Não podemos conciliar com o arrocho dos salários.

Autor:Portal CTB