09/08/2016

Edésio Passos presente

Foto: http://edesio50anos.com.br/
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) lamenta profundamente a morte do jornalista e advogado Edésio Passos, 77 anos. Ele morreu hoje (09), em Florianópolis (SC), vítima de uma parada cardíaca. Passos exercia o cargo de diretor-administrativo da Itaipu Binacional e foi diretor do SindijorPR na década de 60. Por mais de 50 anos, ele exerceu advocacia nos estados do Paraná e de Santa Catarina.

Passos era repórter do jornal O Estado do Paraná quando ocorreu a primeira greve de jornalistas do Paraná. A atuação dele foi primordial para que a ação tivesse sucesso. A paralisação durou três dias e atingiu praticamente todas as redações de Curitiba. A mobilização encabeçada por Edésio deu resultado, pois a categoria conseguiu 75% de reajuste, além de cláusulas importantes para a Convenção Coletiva.

“O jornalista tem que entender de tudo, participar, estar vivo no processo. Eu não era redator. Eu era repórter. Tinha que estar na rua, vivendo com o povo, e isso foi extremamente importante”, declarou em seu livro Edésio Passos – 50 anos de advocacia.

O corpo de Passos será velado na Sala Esmeralda da Capela Vaticano (Rua Desembargador Hugo Simas, 26), das 8h às 15h e, posteriormente, será cremado.

Autor:Flávio Augusto Laginski Fonte:SindijorPR