10/10/2016

Estácio anuncia vencedores do Prêmio Estácio de Jornalismo – Edição 2016

A Estácio anunciou no último dia 06, durante cerimônia realizada num dos mais novos cartões-postais da cidade do Rio de Janeiro, o Museu do Amanhã, os vencedores do Prêmio Estácio de Jornalismo – edição 2016. A festa de premiação reuniu cerca de 150 pessoas, grande parte delas profissionais de comunicação de todas as regiões do Brasil.

Em 2016, o Prêmio Estácio de Jornalismo atingiu a marca de 1.425 reportagens participantes desde sua criação. Na edição deste ano, 331 reportagens participaram e 24 finalistas concorreram em nove categorias, com premiações variando entre R$ 10 mil (mídias regionais), R$ 15 mil (mídias nacionais) e R$ 25 mil (Grande Prêmio Estácio). O retrato desta edição mostra que a premiação se consolidou de vez como um programa de alcance nacional, já que registrou a presença de participantes de 25 estados e do Distrito Federal. Destaque para os veículos regionais, que representaram 80% dos inscritos em 2016.

Ao longo das edições, a coordenação do prêmio vem percebendo que, além do crescimento do número de reportagens inscritas, há um aumento expressivo da qualidade e da diversidade de temas propostos. Nos últimos anos, a premiação recebeu uma quantidade grande de matérias bem elaboradas e estruturadas, mostrando que os jornalistas estão se dedicando e se aprofundando para produzir mais trabalhos de "fôlego" sobre o ensino superior. A coordenação do prêmio acredita que as boas produções podem contribuir e trazer para sociedade mais conhecimento e mostrar a real missão do ensino superior e como ele pode transformar vidas.

Para Pedro Thompson, presidente da Estácio, "a missão do jornalismo e da Estácio é praticamente a mesma: preparar as futuras gerações por meio da informação e da educação".Anderson Souza, da Rádio CBN, foi o grande vencedor de 2016 ao conquistar o prêmio principal, com a reportagem "O Mercado das Faculdades Piratas". Esta é a primeira vez que um veículo Regional e da categoria de Rádio ganha o Grande Prêmio Estácio de Jornalismo. Desde a criação do prêmio principal (em 2013), somente veículos nacionais e de mídia impressa tinham conquistado este título. Segundo Anderson Souza, da CBN Recife, "foi um trabalho de seis meses, desde que surgiu a primeira informação de que teria uma CPI sobre as faculdades piratas, que prejudicaram quase 50 mil estudantes. Esse prêmio vai para todas as pessoas que estão buscando, na Justiça, o direito de concluir o curso e conseguir esse diploma", comemora o jornalista, que produziu a reportagem com Débora Pereira. "Queria agradecer a Estácio por valorizar o nosso trabalho", completa.

Na categoria TV Nacional, o prêmio foi recebido por Phelipe Siani, da TV Globo, que dedicou a vitóriaa sua equipe. "Em televisão a gente não faz nada sozinho. O prêmio é uma homenagem a toda essa galera e um reconhecimento aos novos formatos do jornalismo. Saber contar histórias com essa riqueza de detalhes traz resultados como esse", diz o repórter.

Flavia Yuri Oshima, da revista Época, venceu na categoria Impresso Nacional. "A iniciativa da Estácio é muito preciosa em um país como o Brasil, no qual temos muita dificuldade de conseguir espaço para cobrir Educação. É um trabalho árduo e difícil, mas recompensador", afirma a jornalista.

Os premiados foram:

Grande Prêmio Estácio de Jornalismo:

Autor(es): Anderson Souza e Débora Pereira

Reportagem: O MERCADO DAS FACULDADES PIRATAS

Veículo: CBN (Recife)

Impresso Nacional:

Autor(es): Flavia Yuri Oshima

Reportagem: COMO O BRASIL DESPERDIÇA SEUS TALENTOS

Veículo: ÉPOCA

Impresso Regional:

Autor(es): Veronica Almeida e Guga Matos

Reportagem: 100 ANOS DE MEDICINA

Veículo: JORNAL DO COMMERCIO (Recife)

TV Nacional:

Autor(es): Phelipe Siani, Cíntia Borsato, David Faria, Rodrigo di Biase, Fábio Turci, Sheila Natal, Carlos Augusto Nunes, Fernanda Saviolo, Lúcio Rodrigues, Nayla Duarte, José Alan, Tiago Capelle e Fernando Guilherme

Reportagem: O QUE ACONTECEU COM O FIES?

Veículo: TV GLOBO

TV Regional:

Autor(es): Talita de Paula Amaral, Alex Magosso e William Souza

Reportagem: FLECHAS DO SABER: ENSINO SUPERIOR TRANSFORMA INDÍGENAS E SUAS ALDEIAS

Veículo: REDE MASSA (Maringá - PR)

Rádio Nacional:

Autor(es): Jéssica Gonçalves

Reportagem: ENTRE OS MUROS DA UNIVERSIDADE

Veículo: RÁDIO NACIONAL - EBC

Rádio Regional:

Autor(es): Luciano Augusto, Cleide Selma e Rafael Lopes

Reportagem: AGRESSORES EM TERAPIA