21/10/2016

Conselho questiona participação de jornalista punida por plágio em evento sobre corrupção

O Conselho de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná encaminhou um ofício na noite desta quinta-feira (20) ao deputado federal Diego Garcia (PHS-PR) questionando o convite feito à jornalista Joice Hasselmann, condenada por plágio, para participar, na condição de palestrante, de uma mesa sobre as dez medidas de combate à corrupção em Curitiba. O evento acontece na próxima segunda-feira, a partir das 9 horas, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Confira a íntegra do documento, que também foi enviado à direção do SindijorPR:

Curitiba, 20 de outubro de 2016

Excelentíssimo senhor deputado Diego Garcia,

O Conselho de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná vem a vossa excelência questionar o convite à jornalista Joice Hasselman para participar, na qualidade de palestrante, do Encontro Regional para debater as medidas de combate à corrupção em Curitiba-PR, programado pela Comissão Especial destinada a proferir parecer sobre o projeto de lei Nº 4850 de 2016.

O Conselho de Ética serve-se do presente para informar-lhe que a referida jornalista foi punida em processo ético por este conselho, em decisão de 17 de fevereiro de 2015, pela prática de plágio de 65 reportagens de autoria de 42 diferentes jornalistas, quando mantinha um site no Paraná, o Blog da Joice, conforme parecer (http://files.dohms.com.br/…/do…/parecer-joice-hasselmann.pdf).

O Conselho de Ética do Sindicato dos Jornalistas do Paraná alerta que a presença da referida jornalista a um encontro com o objetivo justamente de se debater medidas para combater à corrupção no Brasil coloca em risco toda a programação e a credibilidade do evento planejado pela Comissão.

Roger Azevedo Costa Pereira, Christianne de Figueiredo Neves Machiavelli, Paula Zarth Padilha e Juliana Chagas da Silva Mittelbach, conselheiros do Conselho de Ética do Sindijor-PR.

Autor:Conselho de Ética do SindijorPR