22/11/2016

Jornalistas fecham a campanha salarial com reposição da inflação, sem retroativo

Foto: Flávio Augusto Laginski
Os jornalistas do Paraná decidiram ontem (21), em assembleias organizadas pelos Sindicatos dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) e do Norte do Paraná, aceitar a proposta para reposição salarial, encerrando assim a campanha salarial deste ano. Ficou acertado que a categoria irá receber 9,83% de reposição, pagos em duas vezes. A primeira parcela, de 6%, fica agora para o salário de novembro, enquanto a segunda, no valor de 3,83%, será paga no salário de fevereiro.

Em todo o Estado, foram computados 93 votos favoráveis à proposta e 53 contra. Outras cláusulas não econômicas também foram aprovadas, contudo, ficou acertado de que não haverá pagamento do retroativo.

As negociações começaram em abril deste ano e se mostraram extremamente difíceis e desgastantes. Nas primeiras mesas, a proposta dos patrões era de congelar os salários. Contudo, graças aos jornalistas e com a intermediação do SindijorPR, a categoria conseguiu chegar até este acordo.

De acordo com o diretor-presidente do SindijorPR, Gustavo Vidal, a campanha salarial de 2016 foi uma das mais duras já enfrentadas pelo sindicato. “Lidamos com a intransigência dos patrões e ainda com situações complicadas, como as demissões no GRPCOM e na RIC. Não foi fácil chegar até aqui. Saímos do zero, tivemos que ouvir propostas escalonadas, passamos pela insistência em receber apenas 5%, mas, graças à mobilização da categoria, chegamos aos 9,83%. Diante das circunstâncias, foi o melhor acordo que tivemos. Para o ano que vem vamos antecipar nossas ações, reunindo a categoria no começo do ano para discutir nossas reivindicações”, avalia.

Com a aprovação, o piso dos jornalistas a partir de dezembro será de R$ 3.141,41. Posteriormente, depois de março, ele receberá o acréscimo da segunda parte e passa ser de R$ 3.254,92. O SindijorPR pede para que a categoria fique atenta aos valores. Caso alguma empresa descumpra a Convenção, o profissional deve entrar em contato com o sindicato, para que sejam denunciadas as irregularidades.
Autor:Flávio Augusto Laginski Fonte:SindijorPR