11/05/2017

O monopólio da mídia e o futuro do jornalismo serão tema de bate-papo no dia 16, em Curitiba

A Frente Paranaense pelo Direito à Comunicação e Liberdade de Expressão (FrentexPR) e Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) promovem, na próxima terça-feira (16), bate-papo sobre o monopólio da mídia e o futuro do jornalismo. O evento será na sede do sindicato, às 19h.

Farão parte da mesa de debate Maria Mello, jornalista e integrante do Comitê pela Democratização da Comunicação do Distrito Federal (FNDC-DF), Sergio Gadini, professor de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), e Daniel Giovanaz, mestre em História e repórter do jornal Brasil de Fato Paraná.

“O tema proposto trará para o centro da conversa o pressuposto de que a democracia no Brasil não pode existir sem a efetiva democratização dos meios de comunicação e que o monopólio da mídia é um dos problemas centrais para o jornalismo”, diz Diangela Menegazzi, diretora do SindijorPR, uma das entidades integrantes da Frentex.

Quais os problemas decorrentes da concentração dos meios de comunicação? Qual a relação desse monopólio com o cenário político-econômico brasileiro? Quais as ameaças para a liberdade de expressão? Quais as perspectivas para o futuro do jornalismo nesse contexto? Essas e outras perguntas vão permear a conversa.

Profissionais, estudantes e professores de jornalismo, comunicadores populares, militantes sindicais e dos movimentos sociais e todas as pessoas que tiverem interesse no tema estão convidadas a participar. A participação é gratuita e não é necessária fazer inscrição prévia.

Prévia para o encontro nacional

O bate-papo “O monopólio da mídia e o futuro do jornalismo” também terá o caráter de ser o encontro prévio para o 3.º Encontro Nacional do Direito à Comunicação (ENDC), em Brasília (DF), entre os dias 26 e 28 de maio de 2017. O encontro é promovido pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), que congrega entidades da sociedade para enfrentar os problemas da área no país, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB). As inscrições podem ser feitas pelo site do evento:https://www.doity.com.br/3endc.

Lançamento do livro

Na noite do encontro o jornalista Daniel Giovanaz estará lançando o livro 'O oligopólio da RBS: uma rede contra a democracia'. A publicação apresenta a saga da emissora afiliada da Globo em Santa Catarina e demonstra como as alianças políticas e econômicas foram determinantes para o crescimento da empresa e nocivas à liberdade de expressão no Brasil. Daniel é mestre em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), co-fundador do coletivo Maruim de jornalismo e repórter do jornal Brasil de Fato Paraná.

Serviço:

“O monopólio da mídia e o futuro do jornalismo”

Dia 16 de maio de 2017, às 19h, na sede do SindijorPR – Rua José Loureiro, 211

Autor:FrentexPR