03/06/2019

SindijorPR convoca jornalistas para Assembleia da Greve Geral

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) realiza na próxima quinta-feira, 06 de junho, às 19h30, Assembleia para discussão dos encaminhamentos da categoria sobre a Greve Geral, que acontece em 14 de junho. Na atividade, que será na Sede Estadual em Curitiba (Rua José Loureiro, 211 - Pç Carlos Gomes), os jornalistas vão avaliar proposta de ação e mobilização para o dia da greve. A assembleia é o meio jurídico legal de garantir à categoria a adesão ao movimento sem qualquer punição das empresas aos trabalhadores.

O SindijorPR entende que a Proposta de Emenda à Constituição 06/2019, da Reforma da Previdência, vai prejudicar – e muito – a maioria da população brasileira, sem cortar qualquer tipo de privilégio. Mulheres, homens, trabalhadores rurais, urbanos, professoras, celetistas, servidores públicos, terceirizados, precarizados, informais. Idosos pobres, crianças órfãs, viúvas, pessoas com deficiência, mulheres grávidas. Todos, sem exceção, estão com o futuro em risco se a proposta de reforma do presidente Jair Bolsonaro for aprovada.

Ao lado dos sindicatos, centrais sindicais e movimentos populares, o SindijorPR se soma à resistência dos trabalhadores para enfrentar a deforma da previdência e o ataque aos direitos. Integrante do Comitê Estadual em Defesa da Aposentadoria da CUT Paraná, o Sindicato tem colaborado na construção de mobilizações estaduais junto à sociedade para alertar dos perigos da aprovação da PEC. Também está colocada a pauta da defesa da educação, contra os cortes orçamentários nas universidades públicas federais promovidos pelo governo Bolsonaro.

“Desde a aprovação da deforma trabalhista estamos acompanhando a precarização e o sucateamento do trabalho. As promessas de geração de emprego se confirmam falaciosas com o aumento da taxa de desemprego. Não satisfeito, o governo federal agora ataca a aposentadoria. Lutamos contra todos esses retrocessos e os jornalistas precisam estar atentos", afirma do diretor-presidente do SindijorPR, Gustavo Vidal.

CONGRESSOS
Os jornalistas presentes vão definir ainda os delegados que representarão o Paraná no Congresso Nacional da Fenaj, que está indicado para o mês de agosto, no Ceará. Também serão eleitos os delegados jornalistas que participarão do Congresso Estadual da Central Única dos Trabalhadores (CUT) do Paraná, que ainda não tem data definida, e do Congresso Nacional da CUT, que será realizado de 07 a 10 de outubro.