esqueci minha senha / primeiro acesso

notícias

05/12/2019

UniSecal solta nota de repúdio contra violência sofrida por mulheres em Ponta Grossa

A reitoria, as pró-reitorias, as coordenações de curso e demais setores institucionais da UniSecal, apresentam por meio desta nota, total repúdio aos recentes casos de violência contra a mulher em Ponta Grossa. Entendemos que uma sociedade que não é capaz de proporcionar meios para proteção à vida das mulheres e que traz arraigada em si valores patriarcalistas, machistas e conservadores, não está apta a ser entendida como evoluída e totalmente civilizada.


Uma única ameaça, um único atentado ou um único ataque contra a integridade física ou psicológica de uma mulher é uma afronta contra todas as mulheres. É preciso que o Estado se atente ao fato de que é seu papel garantir meios de prevenção e punição severa contra quem atenta contra as mulheres. Essa deve ser uma política contínua e uma das prioridades dentro da segurança pública.


Ao mesmo tempo, nós devemos nos posicionar contra qualquer atitude que coloque em risco o bem-estar das mulheres. Devemos estar atentos e atentas para denunciar todos os casos aos quais tivermos conhecimento. O contexto social atual não nos permite a passividade diante dos fatos de ameaças e agressões às quais as mulheres estão expostas diariamente, pelo simples fato de serem mulheres.


É preciso dar um basta a casos como os que temos visto recentemente em nossa cidade. Solidarizamos-nos com as famílias das vítimas e como forma de engajamento na luta por justiça social, colocamos nosso Núcleo de Práticas Jurídicas à disposição de todas as mulheres vítimas de violência, como forma de encaminhá-las para as instâncias responsáveis.


Ao mesmo tempo reafirmamos nossos valores em defesa dos direitos femininos, assunto sempre abordado em nossos cursos, nas ementas das nossas disciplinas. Que possamos ter um mundo melhor e que a mudança comece agora!



Assinam:


Isaura Andrade Aguiar – Reitora

Rúbia de Andrade Aguiar - Pró-Reitora Acadêmico-Pedagógica

Katya de Andrade Aguiar - Pró-Reitora de Desenvolvimento de Pessoas

Coordenadores e Coordenadoras dos cursos de Graduação, Pós-graduação e demais setores institucionais.
Autor:Assessoria da UniSecal
Gralha Confere TRE