07/08/2020

Comissão de Mulheres da FENAJ lança pesquisa sobre mães jornalistas e pandemia

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), por meio da sua Comissão Nacional de Mulheres Jornalistas, lança nesta sexta-feira (07/08) a pesquisa “Mães jornalistas e o contexto da pandemia”, em um esforço para mapear a situação das profissionais do Jornalismo em relação ao exercício cumulativo de atividades laborais, afazeres domésticos e cuidados com os filhos.

O questionário poderá ser respondido até o dia 17 de agosto de 2020, pelo link https://forms.gle/XLm5AXQwksJiqQyH7 e leva entre três e cinco minutos para ser preenchido.

A pesquisa é um esforço necessário para compreender os dilemas que estão sendo enfrentados pelas mães jornalistas que, a despeito de exercerem uma atividade essencial, também não deixam de acumular outras responsabilidades decorrentes da divisão sexual do trabalho, como os cuidados com o lar, os filhos e parentes.

De acordo com Samira de Castro, segunda vice-presidenta da FENAJ e integrante da Comissão de Mulheres, a Federação já realizou este ano, por meio de seus Departamentos de Saúde e de Mobilização, duas pesquisas relativas à saúde e às condições de trabalho de toda a categoria em meio à crise sanitária provocada pelo novo coronavírus.

“Mas a Comissão de Mulheres se propôs a realizar esse novo levantamento a partir de uma pesquisa da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ), cuja principal constatação foi de que mais da metade das mulheres jornalistas experimentou um aumento das desigualdades de gênero na pandemia. Por isso, queremos agora obter informações sobre mães jornalistas brasileiras nesse atual contexto que envolve adoecimentos, cuidados familiares, teletrabalho e educação dos filhos”, explica a dirigente.

A pesquisa “Mães jornalistas e o contexto da pandemia” contempla questões sobre o perfil dessas trabalhadoras, as condições de trabalho, a situação familiar dessas mulheres e a opinião delas sobre a volta às aulas presenciais dos filhos. “Também achamos importante inserir as jornalistas no debate sobre o retorno às aulas presenciais, que já vem sendo feito pelas trabalhadoras e mães de diversas categorias, notadamente as ligadas à Educação”, completa Aline Rios, representante do Sindicato dos Jornalistas do Paraná (SindijorPR) na Comissão de Mulheres da FENAJ.

Com a divulgação do questionário, agora o esforço da Comissão de Mulheres da FENAJ se concentra em mobilizar mães jornalistas do Brasil todo para participarem do levantamento.