Assembleia para a escolha dos novos membros do COPED foi realizada por teleconferência no último dia 21
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) está entre as entidades da sociedade civil eleitas para integrar a nova composição do Conselho Permanente de Direitos Humanos do Paraná (COPED) para o biênio 2021-2023.
A escolha aconteceu nesta quinta-feira (21) em assembleia realizada pela Secretaria Estadual de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf). Participaram da eleição 56 entidades da capital e do interior, que se habilitaram de acordo com o edital publicado pelo órgão.
O COPED tem como principal atribuição a formulação e fiscalização das políticas públicas de proteção dos direitos humanos e da cidadania no Paraná. Possui ainda o dever de encaminhar às autoridades competentes as denúncias e representações que lhe sejam dirigidas, além de estudar e propor soluções de ordem geral para os problemas referentes à defesa dos direitos fundamentais da pessoa humana em âmbito estadual.
A representante do SindijorPR no COPED será a diretora de Relações Institucionais do Sindicato, Waleiska Fernandes. Jornalista especializada em Direitos Humanos, com passagem pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Superior Tribunal de Justiça (STJ), Waleiska também é ativista e pesquisadora de Direitos Humanos e dará prosseguimento à representação que fez do Sindicato no Conselho, no biênio 2019-2021. “Estarmos entre as entidades escolhidas é um reconhecimento do trabalho realizado pelo SindijorPR na defesa dos Direitos Humanos não apenas no COPED, mas em todos os espaços que construímos. Nosso compromisso é interseccional e passa por questões como gênero, raça, sexualidade, educação, pessoas em situação de rua e em privação de liberdade, direitos de crianças e adolescentes e, claro, pelo enfrentamento e denúncia dos ataques sofridos pelos profissionais de imprensa. Liberdade de expressão é um dos pilares fundamentais de uma sociedade democrática”, destaca a conselheira.
Instituído pela Lei 11.070/1995, o COPED é um órgão colegiado integrante da estrutura organizacional da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Estado. O grupo tem caráter permanente, autônomo, deliberativo e paritário, contando com a participação de representantes governamentais e de organizações não governamentais ligadas à defesa dos direitos humanos.
A composição do COPED é de 16 entidades da sociedade civil organizada e 16 de órgãos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
ENTIDADES ELEITAS
· Movimento Nacional da População em Situação de Rua - MNPR
· Grupo Dignidade
· Rede de Mulheres Negras
· APP – Sindicato
· Associação de Travesti e Transexuais de Foz do Iguaçu Casa de Malhu
· Associação dos Conselheiros Tutelares do Estado PR - ACTEP
· Associação do movimento cultural Afoxe Ogun Funmilaiyo - AMCAOF
· Associação Nubia Rafaela Nogueira ALGBTI
· Associação Brasileira de Pesquisadores/as negros/as - ABPN
· Centro de Direitos Humanos e Memória Popular de Foz do Iguaçu - CDHMP
· Sindicato dos Jornalistas Profissionais do PR - SINDIJOR PR
· Frente Movimento
· Associação de Apoio a Moradia de Braganey e PR
· Conselho Regional de Serviço Social – CRESS
· Central Única dos Trabalhadores - CUT
· Liga Brasileira de Lésbicas - LBL