esqueci minha senha / primeiro acesso

notícias

25/10/2022

É FALSO que as pessoas levaram de três a seis minutos para votar no primeiro turno

É FALSO que as pessoas levaram de três a seis minutos para votar no primeiro turno

Estão circulando nas redes sociais vídeos afirmando que o número de eleitoras e eleitores que compareceram a cada seção eleitoral seria incompatível com o tempo necessário para todas as pessoas votarem em uma mesma urna eletrônica. A alegação é FALSA.


Confira a explicação:


O boato


Segundo o cálculo do vídeo, as pessoas teriam levado, no mínimo, três e, em média, seis minutos para entrar, ter seus dados localizados no caderno de votação e a biometria coletada, dirigir-se até a urna e votar em cada um dos cinco cargos em disputa.


De acordo com o raciocínio apresentado, seria possível que, no mínimo, dez pessoas e, em média, 20 pessoas votassem por hora. Durante as nove horas de votação (das 8h às 17h), somente 90 pessoas, no mínimo, ou 180 pessoas, em média, votariam em cada urna.


O narrador diz ainda, a partir do quinto minuto do vídeo, que “uma equipe onde todos eram especialistas em software, em leitura, em biometria e em corrida conseguiu fazer apenas 200 pessoas (votando) em nove horas”. E então questiona como podem existir boletins de urna indicando que 400, 700 pessoas votaram em uma única seção eleitoral.


Eleitorado por seção


Vamos aos fatos: segundo dados do Portal Business Intelligence (BI) do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), há uma média de 327,8 eleitoras e eleitores regulares por seção eleitoral no estado.


Tempo real para votar


Extratos do BI do Tribunal Superior Eleitoral (TSE),considerando as 6.826.156 eleitoras e eleitores com biometria que compareceram às urnas em todo o estado, mostram que, no total, o atendimento de cada eleitora e eleitor demorou em média 82,42 segundos no Paraná, ou seja, menos de um minuto e meio, sendo:


  • 23,43 segundos para habilitar a pessoa a votar

  • 58,99 segundos o tempo médio de votação; e

  • 31,54 segundos o tempo médio entre a saída e a entrada de uma nova pessoa na cabine de votação.

  •  Durante esse tempo, outra pessoa já está sendo identificada na mesa receptora de votos.

No Paraná, foram 40 eleitoras e eleitores votando por hora em cada urna eletrônica, ou seja, 360 pessoas por dia, o dobro do calculado pelo vídeo.


Considerando a média de 327,8 eleitores e eleitoras regulares por seção eleitoral no estado, o tempo médio para todas as pessoas de uma seção eleitoral votarem é de 7,5 horas (27.017 segundos ou 450 minutos), em conformidade com as nove horas de duração da votação.


Às 17h, quando a votação termina em todo o Brasil, são distribuídas senhas para as pessoas na fila, da última para a primeira pessoa, e a urna não é encerrada até que todas as eleitoras e eleitores com senha tenham votado.


Fluxo da votação


Mesárias e mesários foram informados sobre a necessidade de agilizar o processo de votação nos treinamentos presenciais e on-line. Estas orientações estão sendo reforçadas pelo TRE-PR para o segundo turno.


Conforme as diretrizes da Justiça Eleitoral, deve haver até três eleitoras e eleitores ao mesmo tempo na seção eleitoral: uma votando, uma sendo identificada na mesa receptora de votos e uma terceira tendo os documentos verificados na entrada. Essa orientação consta na página 16 do Manual do Mesário.


Além disso, outras medidas agilizam o processo de votação:


  • O e-Título com foto é o documento digital da Justiça Eleitoral que garante o direito de votar sem a necessidade de apresentar outro documento.

  • Mesárias e mesários são orientados a deixar o Manual do Mesário aberto na página 29 para que a eleitora e o eleitor possam visualizar a imagem do posicionamento correto do dedo no sensor biométrico.

  • Eleitoras e eleitores com a biometria reconhecida na urna eletrônica não assinam o caderno de votação.

Autor:Tribunal Regional Eleitoral (PR) Fonte:Gralha Confere - TRE/PR
Gralha Confere TRE