esqueci minha senha / primeiro acesso

notícias

19/11/2014

'16 Dias de Ativismo' em Toledo debaterá representações da mulher na mídia

Campanha global pelo fim da violência contra a mulher se estende do dia 20 de novembro a 10 de dezembro


Várias cidades do Brasil lançam nesta semana a Campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” em adesão ao movimento global que surgiu em 1991 e atualmente acontece simultaneamente em 159 países. Pelo mundo, a campanha é lançada no dia 25 de novembro, declarado o Dia Internacional de Não Violência Contra a Mulher.



No Brasil, o início da campanha foi antecipado para o dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, pelo reconhecimento da opressão e discriminação históricas contra a população negra e, em especial, as mulheres negras brasileiras que são as principais vítimas da violência do gênero. 



Um dos municípios paranaenses que realiza a campanha é Toledo. Um dos temas que serão abordados durante a programação são as “Representações da mulher na mídia”, em um painel organizado pela Secretaria de Políticas para Mulheres de Toledo, Secretaria de Comunicação, a Faculdade Sul Brasil (Fasul) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor-PR). 



O painel será realizado no dia 05 de dezembro, a partir das 19 horas, no auditório da Fasul e tem como público alvo os profissionais da imprensa, acadêmicos de Comunicação Social e comunidade em geral. O debate contará com as presenças da professora Janeslei Albuquerque, representando a APP-Sindicato e a Marcha Mundial das Mulheres e a jornalista Laís Lainy, representando a Subseção de Cascavel do Sindijor. 



O objetivo do painel, segundo a organização do evento, é debater as diferentes formas de representação das mulheres nos veículos de comunicação ao longo da história – tanto no jornalismo quanto na área de entretenimento – pois muito se reproduz é o padrão heteronormativo e reforça o preconceito contra as mulheres.



Durante a programação completa serão realizadas passeatas, fóruns de debate, atos públicos, oficinas e entregas de laços brancos que simbolizam esta luta.


Maiores informações e a programação completa na Secretaria de Políticas para Mulheres de Toledo.

Contato: Jaqueline Fernanda Machado: (45) 3252-5528

Autor:Secretaria de Políticas para Mulheres Fonte:SPM
Gralha Confere TRE