02/05/2015

Comitê lança site para denunciar violência contra jornalistas no Paraná

Os jornalistas paranaenses contam com uma nova ferramenta na luta pela liberdade de imprensa. O Comitê Regional de Proteção ao Jornalista disponibiliza um site onde é possível acessar documentos e realizar denúncias. O espaço relembra o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa e conta com o apoio de uma série de organizações da sociedade civil e de proteção a jornalistas. Representantes do Comitê também acompanharão o ato previsto para este dia 3, no Largo da Ordem, em Curitiba.

O site pode ser acessado clicando aqui.

Lançamento

O Comitê Regional de Proteção aos Jornalistas do Paraná foi criado no dia 22 de abril de 2015, em uma reunião realizada na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná.

Representantes de diversas entidades participaram da atividade, entre elas organizações não governamentais de direitos humanos, sindicatos, parlamentares, entidades do movimento estudantil e instituições públicas.

O que motivou as organizações a organizarem um comitê é a onda de perseguições, ameaças e agressões a jornalistas que ocorrem de maneira recorrente no estado. Em especial, a descoberta de que havia um esquema para assassinar um jornalista do GRPCom que investigava crimes cometidos por pessoas ligadas ao governador do estado.

O Comitê é formado por jornalistas, advogados, parlamentares e militantes de diferentes organizações.