19/11/2015

Dia da Consciência Negra é feriado no SindijorPR

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná fecha suas portas neste dia 20 de novembro em solidariedade ao Movimento Negro. Será o terceiro ano consecutivo que o SindijorPR cumpre o Feriado do Dia da Consciência Negra, reivindicação histórica e legítima dos movimentos sociais, a qual respeitamos. A data é lembrada em todo o país, mas só é feriado em algumas cidades.

Cumprir o feriado é uma forma de protesto contra o imbróglio jurídico proposto pela Associação Comercial do Paraná e o Sindicato da Indústria da Construção Civil, que questionam a lei 14.224/2013, promulgada pela Câmara de Vereadores de Curitiba (CMC) em 2013. A liminar das duas entidades foi levada ao Supremo Tribunal Federal e está parada, há um ano, em alguma gaveta do ministro Gilmar Mendes, relator do recurso da CMC.

A Direção do SindijorPR acredita que o legado de Dandara e Zumbi dos Palmares, que comandaram a luta de negras e negros escravos, deve ser respeitado e, principalmente, defendido. Essa história é símbolo da luta dos afrodescendentes pela abolição da escravatura no Brasil e está viva até hoje no combate ao racismo e o preconceito. Se o movimento negro reivindica esta data, e não a Abolição da Escravatura, em 13 de maio, como feriado para um momento de reflexão da população e dia de luta, deve ser respeitado.

Autor:Direção do SindijorPR