A programação do 8º Congresso Paranaense de Jornalistas já foi definida pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná. Principal instância de deliberação da categoria e de definição sobre o direcionamento sindical e político do Sindicato, o Congresso não acontecia desde 2014. A atividade será realizada entre os dias 8 e 11 de outubro, no Setor de Artes, Comunicação e Design (Sacod) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, marcando também a celebração dos 80 anos da entidade.
A mesa de abertura será no dia 08 de outubro, às 20 horas, com os debates sobre o tema O Jornalismo em tempos de desafios democráticos e transformações digitais. Além das presidentas do SindijorPR e da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Aline Reis e Samira de Castro, a discussão contará com a participação da jornalista e professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Fabiana Moraes, e do diretor-presidente da Central Única dos Trabalhadores no Paraná, Márcio Kieller.
Entre as atividades pensadas para jornalistas, estudantes de Jornalismo e profissionais de outras áreas, estão ainda oficinas, palestras, anúncios e atos políticos do Sindicato. “A realização do Congresso é uma ação importante, que vai nortear os próximos passos do Sindijor. Além de mesas redondas e oficinas, é uma oportunidade dos trabalhadores e trabalhadoras entenderem a conjuntura política. Também, um momento especial, que abre as comemorações dos 80 anos do SindijorPR”, explica a presidenta Aline Reis.
Uma das preocupações da organização do 8º Congresso Paranaense de Jornalistas foi viabilizar debates sobre novos e antigos desafios da profissão. “Nestes quase 11 anos desde o último congresso, muitas coisas aconteceram na conjuntura política e econômica do país, mas também tivemos uma série de transformações quanto à atividade jornalística propriamente dita. Neste sentido, precisamos parar e refletir sobre o que queremos e podemos fazer quanto à realidade da profissão hoje”, avalia a diretora executiva e representante do Paraná na Fenaj, Márcia Raquel de Oliveira.
No último dia de Congresso, quando serão apresentadas e votadas as teses do Sindicato e dos congressistas, acontece a mesa redonda O papel do sindicato diante das novas legislações e desafios trabalhistas. Com a participação dos diretores do SindijorPR, Gustavo Vidal e Aline Rios, a atividade contará ainda com o advogado trabalhista e assessor jurídico da entidade, Sidnei Machado. Na pauta estarão as mudanças estatutárias do Sindicato, direitos trabalhistas e liberdade de imprensa.
Inscrições
A participação no 8º Congresso Paranaense de Jornalistas será gratuita para todas e todos que tiverem interesse, mas é preciso realizar a inscrição. O formulário está disponível e pode ser acessado aqui. Haverá controle de frequência e emissão de certificados. O congresso conta com o apoio da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Sacod/ UFPR, Mabu Hotel, Comissão de Direito Sindical da Ordem dos Advogados do Brasil – Paraná (OAB/PR).
Serviço:
8° Congresso Paranaense de Jornalistas
8 a 11 de outubro
Setor de Artes, Comunicação e Design (Sacod) da UFPR - Curitiba
Acesse aqui o Regimento Interno do 8º Congresso Paranaense de Jornalistas